Filmes Comentários

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

E a ONU, quem diria, acabou patrocinando escravidão feminina

"A Informante" é pra quem tem inteligência para saber que a mulher continua, mesmo no Ocidente, sendo um objeto utilizável/descartável nas mãos dos homens


tonY pacHeco


"O homem é uma paixão inútil."
(Jean-Paul Sartre)


É muito difícil, depois de décadas habitando este planeta, ainda acreditar em qualquer ideologia que pregue que o ser humano não é, essencialmente, mau, e, sim, que o sistema é bruto, daí que os homens ficam maus.
Mas, aí, surge um ser humano excepcional que nos faz acreditar DE NOVO, na utopia. É o caso de Kathryn Bolkovac, uma policial de Nebraska, estado americano, que vai para a Bósnia, após o fim da guerra entre bósnios muçulmanos, croatas católicos e sérvios ortodoxos, apenas e tão somente para ganhar 100 mil dólares por seis meses de trabalho e poder morar perto de sua filha, que acaba de ter sido tomada dela por um marido escroto que teve a simpatia de um juiz que lhe dá a guarda da menina apenas porque a mãe era uma policial.
Só que, ao chegar na Bósnia Herzegovina, a policial, vivida neste filme "A Informante", pela excelente Rachel Weisz, vê que a MISOGINIA, que ela pensava que era só em Nebraska (um estado horroroso, daqueles bíblicos do centro dos EUA), é muito mais radical ali no Sul da Europa, onde muçulmanos alucinadamente antimulher, croatas católicos fundamentalistas destemperadamente antimulher e sérvios ortodoxos antimulher até a raiz do cabelo, se juntam a soldados da Organização das Nações Unidas, diplomatas oportunistas e machistas, e muitos policiais sérvio-bósnios para montar uma máfia de tráfico de mulheres de países da Europa Oriental.
E, aí, cabe um esclarecimento. Depois que os EUA, com a ajuda luxuosa do Vaticano de João Paulo II, conseguiu o desmoronamento da União Soviética, as repúblicas da Europa Oriental, antes "colônias" russas, acabaram nas mãos de máfias ou governantes corruptos, como Ucrânia, Bélarús, Lituânia, Romênia, República Tcheca, Eslováquia e tantos outros países. Países sem tradição de organismos defensores da cidadania, onde as máfias (de drogas, de armas, de sexo, de escravidão etc.) tomaram conta. 
Nestes territórios de ninguém (no men lands) é onde começa o filme "A Informante": nas ruas da Ucrânia, uma nação jovem e desgovernada, onde os seres humanos não valem um tostão furado. Ali, a garota menor de idade Raya é levada para a Bósnia para servir às práticas sádicas de soldados a serviço da ONU. E ela é vendida por quem? Pelo tio dela, casado com a irmã da mãe dela, que concorda com a venda pelo direito de comprar geladeira nova...
Críticos que entendem mais que eu de técnica cinematográfica, criticam o filme por ser realista demais, panfletário demais. MAS, EU, IGNORANTE, GOSTEI FOI JUSTAMENTE DISSO. O filme é panfletário. Mostra que não são só os xeques do Golfo Arábico que compram mulheres loiras no mercado negro do sexo para transformá-las em escravas em seus reinos de mil e uma noites. Nós, ocidentais, também gostamos de maltratar nossas mulheres como se fossem mulas. 
Agora, o ápice do filme denúncia é notar que os Estados Unidos e o Reino Unido (Inglaterra), mesmo depois de todas as denúncias, mantiveram em seus cargos todos os filhos-da-desgraça que patrocinaram a escravidão de mulheres na Bósnia e os mandaram para o Iraque e o Afeganistão para fazer a mesma coisa por lá: fornecer mulheres para serem espancadas e satisfazer os instintos cruéis da tropa.
Destaque para Rachel Weisz, Monica Bellucci e Vanessa Redgrave, que são atrizes caríssimas, que só devem ter participado deste filme para se juntar ao coro internacional contra o tráfico e a escravidão sexual das mulheres.
O machismo brasileiro IMPEDIU o filme de ir aos cinemas e, agora, só na sua locadora, baixando no computador ou no seu pirateiro favorito.
Vale a pena assistir! Vale a pena propagar a denúncia!

8 comentários:

  1. http://yesfilmes.org/2011/08/download-a-informante-dvdrip-dublado.html

    É só escolher um dos servidores. Eu escolhi Easy-Share. Esperar uns minutinhos prá poder clicar em "Download" que fica no fundo da página.

    ResponderExcluir
  2. Seguinte eu sempre vi a ONU como um engodo onde permite brutalidades como essa acontecerem com desculpa de costumes locais para manter um pseudo STATOS QUO entre os paises. E só discordo com uma coisa não foi o machismo brasileiro que impediu o filme de chagar aos cinemas, mas sim o poder exercido sobre a ignorância popular eles não querem chamar atenção sobre algo que também acontece aqui para não ter que responder perguntas inconiventes.

    Ass.
    King Mob

    ResponderExcluir
  3. e vc wquer que um filme desse faça sucesso. muita ingenuidade sua. seus proprios amigos devem n gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa fazer sucesso para ser bom, o filme traz a tona uma realidade que pelo visto é desconhecida pra ti. É um filme bom, e aposto que os amigos da pessoa que postou gostaram sim do filme ;)

      Excluir
  4. Jogador de futebol, artista, poltico, policia, religosos, todos no Brasil pendsam igualzinho um mussulmano. Acha que mulher qé pra comer e pronto.

    ResponderExcluir
  5. Jogador de futebol, politico, artista, policia, tdos continuam achando que mulher é pra comer e pronto.

    ResponderExcluir
  6. Eu fico indiginada com pessoas sem alma,pois é isto que eles são.Se eu fosse escolher uma profissão diferente desta eu escolheria ser MERCENARIA.Dar um tiro na cabeça de cada um que estiver involvido com isto.Mais o que posso fazer NADA e sabe porque somos todos fracos,medrosos.Temos medo q isto atinja nossas familias e não pensamos que a outra esta sofrendo por isto.Se tudo que foi filmado neste filme é verdade só tenho uma coisa a dizer FODA-SE ONU e todos aqueles que fecham os olhos para a impunidade.De um grito HUMANIDADE contra esta barbaridade vamos juntos lutar pelo um mundo melhor,por mais justiça.E eu não to só falando deste caso não;são para todas as injustiça no mundo....

    ResponderExcluir
  7. Eu não tinha ideia do QUÃO BOM!! é esse filme.

    ResponderExcluir