Filmes Comentários

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sai a besta, entram os selvagens

Alex Ferraz


Khadafi, o ditador mor, cerca de 40 anos acuando e silenciando os líbios com violência e censura, está foragido. Onde ele vivia, nababesca e acintosamente diante do pobre povo líbio, uma multidão furiosa ocupa os espaços. Depreda, sacaneia, faz, enfim, grande deboche com as camas de ouro e os palácios do ditador posto para correr.
Que beleza! Podemos dizer, nós, intelectuais ocidentais enlevados com as “mudanças” no mundo árabe. Bobagem, ouso dizer, mais uma vez, a exemplo dos meus comentários de ontem, neste espaço. Vejo a besta expulsa e as feras tomando o poder. Nada é mais selvagem do que uma multidão enfurecida. Podem me perguntar os leitores: “Mas, e aí, você não se satisfaz com nada?” Respondo: não. Mas me daria por sossegado se os heróis que põem para correr, hoje, o ditador da Líbia, tivessem um mínimo de decência. Poderiam cercar os palácios do ex-ditador, salvaguardar tudo que neles há, leiloar para o bem da população miserável da Líbia, fazer, enfim, qualquer coisa que demonstrasse que são, realmente, diferentes da selvageria que acabam de depor. Mas, não. E nada mais digo.

4 comentários:

  1. E lembrar, entristecido, que até alguns anarquistas na década de 80 apoiaram esta besta ditatorial que cai hoje. O livro verde de Khadafi fazia um certo sucesso entre gente de esquerda aqui no Brasil, particularmente pelos lados do Paraná. Mas é isso mesmo. Vamos ver no que dá. Se muda prá melhor. Há será sempre a esperança.

    ResponderExcluir
  2. que caiam todos os ditadores...

    da esquerda patriarcal à direita progressiva, passando pelo centro zen espiritualista

    ... e consigo levem o estado ladeira abaixo!!!

    ResponderExcluir
  3. E quem vai fazer um presídio funcionar ? ha, ha, ha. Eita utopiazinha fuleira e antepassada.

    ResponderExcluir
  4. ivan lins, em versos e prosa, disse:

    : Cai o rei de Espadas
    :
    : Cai o rei de Ouros
    :
    : Cai o rei de Paus
    :
    : Cai, não fica nada...

    ResponderExcluir