Filmes Comentários

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O fim da Bahia como destino turístico

O dirigente da CVC foi cruel: só fitinha do Bonfim não levanta mais o turismo baiano.


toNy pACheco

Como jornalista me espanta a indiferença da mídia baiana com uma coisa tão séria quanto as afirmações do presidente do conselho administrativo da CVC, Guilherme Paulus, que disse num encontro dos comandantes do "trade" brasileiro, no último dia 10 de novembro, que “a Bahia não faz mais parte do cenário turístico nacional e internacional”.
Eu esperava uma chuva de matérias em jornais, rádios, TVs, sites e blogs analisando esta afirmação do representante do maior operador de turismo do Brasil. Mas, que nada. Uma notinha aqui, uma materinha ali.
O turismo, no Brasil, muito embora ocupe mais de 7% da mão de obra nacional, não desperta interesse da mídia em termos analíticos para contribuir para sua melhoria.
A Bahia está, MESMO, em decadência turística. Guilherme Paulus apenas denunciou porque é empresário e não consegue mais vender o destino Bahia para brasileiros nem para estrangeiros como ocorria, por exemplo, dos anos 1990 para trás.
Dos 5 milhões e 100 mil turistas estrangeiros que entraram no Brasil em 2010, apenas 160 mil se dignaram a vir à Bahia. E Salvador atraiu apenas 3% dos turistas estrangeiros que entraram no País.
São números que merecem reflexão por conta do impacto econômico na vida dos baianos, que ficam com seus empregos e seus pequenos negócios ligados ao turismo ameaçados.
A Bahia é um estado maior do que o Uruguai e com belezas naturais e arquitetônicas infinitamente superiores àquele pequeno país. No entanto, o pobre Uruguai atraiu 2 milhões e 300 mil estrangeiros em 2010. E a ilha de Cuba, uma ditadura feroz e com um povo paupérrimo, teve 2 milhões e 500 mil visitantes. E o quê falar da República Dominicana, com 4 milhões e 100 mil turistas estrangeiros para visitar praias num litoral minúsculo, quando a Bahia tem um litoral de 932 km, o maior litoral do Brasil e um dos maiores litorais do mundo, sendo que 100% deste litoral totalmente aproveitáveis, pois somos um estado tropical.

INSEGURANÇA E INACESSIBILIDADE

Mas, que nada, ninguém fala, ninguém reflete.
Na Bahia não se chega por terra em qualquer destino turístico, que é o passeio predileto dos turistas estrangeiros, já que em seus países de origem eles estão acostumados a alugar automóveis e sair descobrindo as riquezas turísticas.
Quem quiser chegar a Salvador, Porto Seguro, Morro de São Paulo ou Lençóis, enfrentará centenas e centenas de quilômetros de estradas esburacadas. Uma das piores malhas rodoviárias do Brasil segundo a CNT – Confederação Nacional do Transporte.
Se o turista chega a Salvador e sai do aeroporto e quer ir a Morro de São Paulo ou Ilha de Boipeba, enfrentará as piores estradas da Bahia, da Ilha de Itaparica até Valença. Se desejar chegar a Porto Seguro encontrará uma BR-101 em frangalhos.
Nenhum turista quer chegar aqui de avião e pegar uma avioneta para ir a Boipeba ou então um helicóptero para ir a Sauípe. Isto não seriam férias, seria uma tortura estressante.
E a insegurança? O turista que for à Ilha de Itaparica o fará para encontrar ruas esburacadas e ladrões a dar de pau. Salvador? Bem, essa não carece de análise: já somos campeões de assassinatos no Brasil na relação população x número de mortes violentas.
Está certo, portanto, o dirigente da CVC: a Bahia já não é mais um destino turístico e a culpa é toda nossa. Nem podemos apelar para a máxima “a culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser”, como nossos governantes gostam de fazer.




4 comentários:

  1. parece ingenuo e seus amigos do inimigos tb vc ainda acredita nestes jornalistas muitos comprados ..eu trabalho com turismo há alguns anos e vender a bahia ficou cada vez mais de dificil, falta serviços decentes, transporte segurança e jornalistas comprometidos com o que temos de melhor para crescer queria eu ser alguma coisa nesta pais que iria fundir um monte de ministerios par sobrar dinheiro para o lazer sustentavel e feliz eu fundiria pesca e turismo - educação , serviços - saude - segurança . industria e mineração com pesca e turismo....me ajude ai...mais...com noticias reais e boas...por favor....

    ResponderExcluir
  2. Ô, se auem comanda o turismo é um sujeito que não sabe nada do assunto e o governno não tá nem aí.
    Voces eaqueceram de falar em Sauipe entregue a meningite. Triste Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Tony,
    Foi muito bom constatar algo que há muito venho falando, tenho viajado com frequência e por isso comparando nossa cidade com as demais, chego a triste conclusão que nela não se vive, mal sobrevive-se e pessimamente, mesmo para quem tem condições de ter uma vida digna como cidadão. Existe um enorme diferencial em tudo: atendimento péssimo, poucas atrações turísticas, artesanato pobre,tudo extremamente caro,desde transporte, taxi,alimentção, rede hoteleira mínima, aqui infelizmente apésar das belezas naturais pouco se tem a ofercer a quem mora ou nos visita. Muito pertinentes os itens que vc se refriu , pois esses lugares que são os mais procurados, pois muitos que para lá vão nem por aqui passam, visto que nossa cidade está defazada em relação as demais, são locais de difícil acesso. Eu mesmo nunca me propus a conhecer por isso, e infelizmente nada se investe para melhorar. Prefiro pegar um avião e ir para Fortaleza, Recife, a grande São Paulo ou até mesmo a pequena grande Aracaju, onde com certeza encontrarei tudo que aqui falta...... Lamentavelmente os governantes e grande parte da população não tomam consciência deste fato e os baianos em sua maioria se sentem reis da cocada achando que aqui é uma maravilha e com isto cada dia estão perdendo o ibope no turismo e os mais conscientes e que podem daqui sair para viver em outras cidades do Brasil ou fora estão partindo.
    um grande abraço, e parabéns pelo blog( pura constatação de nossa realidade e reflexão)
    Ernesto Simões

    ResponderExcluir
  4. Que jornalista vcs estão esperando que escrevam alguma coisa? As redações só tem estagiario, que é bnaratinho pros donos de jornal kkkkk

    ResponderExcluir