Filmes Comentários

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Superioridade e Inferioridade ou os Vinte por Cento.


Yamaoca Tesshu famoso samurai do período  Bakumatsu

Ricardo Líper
Vamos botar os pontos nos is e as cedilhas nos cês. Não devemos confundir igualdade entre as pessoas eliminando, totalmente, o conceito de superior e inferior. Quem não admite divisão das pessoas em classes sociais, cor da pele, endereço de moradia, conta bancária está certo. As pessoas são iguais e devem ser, em uma sociedade que se diz civilizada, perante a lei e as oportunidades de se desenvolverem. Mas não elimina o fato que existem diferenças e alguns podem se achar superior aos outros. É antipático isso de  achar pessoas superiores às outras, mas existe objetivamente uma superioridade e inferioridade. As pessoas são diferentes porque agem diferentes uma das outras. Eu não roubo. Não uso as pessoas para obter nenhum tipo de lucro pessoal de nenhum tipo, nãos as engano, não as torturo, não as humilho, tenho palavra e procuro ser o mais justo e honesto possível. Meus pais foram assim. Sou superior sim, por mais que essa palavra seja antipática, repito, a quem rouba, corrompe, engana e maltrata os outros. O que diferencia os seres humanos não é a cor da pele, a riqueza que possui, o endereço onde mora, os diplomas e títulos acadêmicos, mas se ele é bom com os outros. E ser bom inicia-se em não roubar, ter caráter e, portanto, ser absolutamente confiável. Eu não gosto e evito pessoas agressivas, maliciosas, desonestas, invejosas tiradas a doidas. Não amo o físico que pode me atrair para atividades sexuais apenas eu amo o caráter. E mesmo para só desejos eróticos prefiro aqueles que não são desonestos, tirados a doidos, alucinados e nem obviamente assassinos nem ladrões. Portanto, podemos dizer amo a alma mais do que o corpo ou o corpo contribui apenas com 20 por cento. 
O maior orgulho que tenho de mim mesmo é procurar, em mim e nos outros, talvez até obsessivamente, esses valores e praticá-los diariamente. O resto não me faz diferente dos outros. Não dou valor a cultura, a títulos acadêmicos necessários para minha profissão, riqueza, moradias  burguesas e nada mais. Só me orgulho, de fato, de procurar sempre ser o mais justo e honesto possível. Essa é a maior felicidade que tenho e me amo por isso. Sou um cruzamento de espartano com samurai e isso me faz ser imensamente feliz. Me sinto superior como os samurais se sentiam e se matavam de vergonha quando a honra, palavra em absoluto desuso, era manchada. Para mim a honra existe e quem a tem e respeita é superior a quem não tem nem se importa com ela. Se você não gostou do que leu e  torceu o nariz. Responda para você mesmo no seu diálogo interior: 
1 - Você prefere como amigo um branco de olhos azuis, ladrão, traidor, sem palavra, armando sempre armadilhas para você ou um não branco (negro, índio etc) honesto e honrado? 
2 - Você prefere como amigo um pós doutor ladrão, traidor, sem palavra, armando sempre armadilhas para você ou um analfabeto honesto e honrado? 
3 - Você prefere como amigo um sujeito rico, mas ladrão, traidor, sem palavra, armando sempre armadilhas para você ou um não branco (negro, índio etc) pobre, mas honesto e honrado?

Na minha opinião a honra é mais importante do que tudo. O resto são coisas não essenciais. O resto vale quase nada se comparada com a honra. Ela sim é o que me interessa em mim e nos outros. E porque não se fala mais de honra? Essa explicação será dada noutra ocasião. 

Um comentário:

  1. vc é um ser humano raro nao é?????deve ser daquele que por ser honesto é chamado de abestado ou nao é estamos na mesma trincheira...sou funcionario publico trabalho há 28 anos e nunca me locuplete com a dosonestidade e corrupçao e suas corruptelas - nao ascendi na carreira pq nao faço parte de panelinhas nem gosto de mentira pois prejudica os outros vou morrer assim pobre e honesto em nome de Jesus,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir