Filmes Comentários

terça-feira, 12 de junho de 2012

A volta do Filho Pródigo. De novo...

"Meu irmão é viado desde os 12 anos, tendo começado a fazer sexo com homens com o porteiro do nosso prédio. Pouco depois começou a fumar maconha, passou logo depois pela cocaína e nos últimos tempos usava crack. Eu sempre fui estudioso, não sou viado, não fumo e bebo socialmente apenas, tenho uma namorada e me formei e já comecei a minha carreira e minha namorada também, mas resolvemos não ter filhos até termos casa própria e carreiras sólidas. Meu irmão, sem carreira nenhuma e desprezado pelos meus pais e familiares, por ser um problemático, resolveu se arranjar com uma mulher de 40 anos e ter um filho e, do dia pra noite, se transformou no centro da família e hoje em dia meus parentes me tratam como um leproso por não ter filho e eles já esqueceram que meu irmão deve estar fumando maconha na cara do filho. O que eu faço para reconquistar a estima dos meus pais? Um filho?" 
UM DESESPERADO

Prezado Um Desesperado,

Comecemos pelo início, literalmente. Já nas primeiras palavras você mostra uma preocupação com a sexualidade do seu irmão. Inicia dizendo "meu irmão é viado", como se isso, para você, fosse a coisa mais importante do mundo. Por que será? Por que o fato de seu irmão ter uma ativa vida sexual desde cedo lhe incomoda tanto? Responda a isso e você já terá elementos para conseguir muitas outras respostas em sua vida.
Depois você enumera as drogas que ele teria usado ou ainda usa. Para você, um homem se define pelos seus vícios? Quantos homens existem neste planeta que não têm vício algum? Em seu enorme e-mail ficamos sabendo que você é um churrasqueiro de primeira, tendo reunido seus familiares, várias vezes, em torno de picanhas bovinas e costeletas suínas. Você sabia que a comida é um vício? Que esta comida pesada ("junkie food") com que você se delicia e ainda alicia outras pessoas tem o mesmo componente tanático do crack, por exemplo? Sim, quem come isso quer morrer rapidamente e ainda quer matar outras pessoas.
E aí você se diz apunhalado por seu irmão por ele ter engravidado uma mulher para tomar a atenção dos seus pais. Quer dizer que você considera a atenção dos seus pais sua propriedade particular? Atenção à qual ele não teria direito?
É bom refletir, Um Desesperado, que o desejo de os pais salvarem seus filhos desgarrados é mais velho que a Bíblia. Aliás, na Bíblia temos a história do Filho Pródigo, aquele que abandonou os familiares e quando voltou, os pais o acolheram com mais carinho que o devotado ao filho que ficara cuidando deles e da casa. É exatamente isso que parece estar lhe ocorrendo: seu irmão é o Filho Pródigo bíblico e adotou uma estratégia inteligente que fez seus pais esquecerem todos os outros "atributos" que você enumerou em seu irmão.
Não vamos julgar aqui a estratégia do seu irmão, afinal, fazer de um filho instrumento de estratégia para conquistar espaço social é mais velho que o mundo, também. Agora, saiba que, muito provavelmente, você imitá-lo fazendo um filho, apenas e tão somente despertará em sua família um único sentimento: "Oh, que moleque invejoso - Um Desesperado teve filho só pra imitar o irmão!!!"
Tudo parece apontar para outras questões: que tal continuar sua vida, como estava lhe parecendo melhor? Que tal só colocar no mundo um filho quando pai e mãe deste filho estiverem com suas carreiras sólidas, não dependendo da boa vontade dos avós e outros parentes? Que tal vencer em sua carreira profissional para depois colocar um filho no mundo que venha para um lugar de carinho e segurança, como você e sua namorada já tinham planejado?
Que tal não se preocupar mais com seu irmão e tocar sua vida da melhor maneira que você encontrar e deixar ele lá, fazendo os truques e aplicando os golpes a que ele já está acostumado?
Na maioria das vezes, as respostas que procuramos já estão em nós mesmos. Pense nisso.

* tOny PachEco é psicanalista com formação freudiana ortodoxa, jornalista, economista e radialista. Consultas pelo e-mail tonypacheco777@gmail.com e mande de um e-mail fake, não use seu nome real. 




3 comentários:

  1. siga o exemplo de seu irmão; dê (ou empreste), fume etc...

    ResponderExcluir
  2. Parece que to vendo minha familia. Vc é bom mesmo, parabens.

    ResponderExcluir
  3. Você parece mais behaviorista do que "freudiano ortodoxo". Escreve bem, argumenta bem, mas Freud era um judeu tirano que queria impor suas crendices psicanalíticas aos outros, como tentou fazer com Jung e não conseguiu totalmente. Que tal começar a frequentar nosso círuclo Junguiano e larga este "freudiano ortodoxo" de lado.

    ResponderExcluir