Filmes Comentários

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Um por todos: A Ilusão da Classe Trabalhadora

____________________________


Se algo constrangedor no movimento de greve de hoje dos petroleiros pode ser símbolo  da crise por que segue o sindicalismo foi a situação por que passou o diretor Henrique Crispim na entrada do prédio do EDIBA-Petrobras em Salvador.

Desde antes das 7 horas da manhã com o carro de som na porta do prédio, Crispim esteve ali, sozinho até as 13 horas, quando passou mal, e teve de ser levado ao Posto Médico, em uma cadeira de rodas conseguida pelos próprios trabalhadores de segurança da Petrobras.

Sozinho, um pouco antes de passar mal, Crispim não se mantinha em pé, devido, como ele próprio falou, a “ferros enfiados em sua perna, devido a um acidente”.

Cena de um filme de terror, constrangedor para o próprio sindicalismo baiano. Enquanto ele pedia as pessoas que não entrassem, a maioria absoluta nem ligava para o que ele falava, mesmo sabendo que a maioria das áreas havia votado em favor deste dia de greve. Enquanto ele passava mal os trabalhadores do prédio continuavam passando pelas catracas eletrônicas sem o mínimo de atenção sobre ele. Era como se ele nem estivesse ali.

Não estou aqui para dizer se a minoria que estava do lado de fora estava certa ou não. Este texto é apenas uma pequena análise do que representa para mim todo este quadro grotesco.

E.P.Thompson, um historiador que escreveu o livro A Formação da Classe Operária Inglesa, dizia o seguinte sobre o que para ele seria uma Classe Social:
“...a classe acontece quando alguns homens, como resultado de experiências comuns (herdadas ou partilhadas), sentem e articulam a identidade de seus interesses entre si, e contra outros homens cujos interesses diferem (e geralmente se opõem) dos seus”.
A versão brasileira deste livro é de 1987. Não faz muito tempo. Thompson é nosso contemporâneo. Faleceu em 1993, na Inglaterra.

Sua ideia de Classe não é a mesma de marxistas clássicos, para os quais existe uma Classe pré-determinada. Com uma consciência pré-existente, desde que o indivíduo se encontra em um trabalho manual, por exemplo, ele terá a consciência de que é trabalhador. O trabalho de uma vanguarda intelectual seria trazer a tona esta consciência de proletário, o que faria com que se identificasse com outros trabalhadores e se organizasse, para lutar por um mundo melhor para todos eles, operários.

Thompson acreditava que a tal consciência surgiria apenas se fosse desejo dos indivíduos. Desejo surgido, seja pela necessidade, seja pelo conhecimento que adquirissem com suas experiências vividas.

Somos, então, aqueles que se encontram trabalhando nas áreas da Petrobras, ou de qualquer outra empresa, ou de qualquer escola, faculdade, fábrica, instituição pública, ainda elementos de uma determinada Classe? Podemos ser considerados membros de uma "Classe de Trabalhadores"?

Temos nós, uma identidade comum, um desejo comum, uma ânsia comum de melhorar a vida de todos? Será que houve em algum tempo na História do ser humano na Terra algum momento em que essa Classe tenha existido?

Ou sempre fomos apenas uma massa de indivíduos que só ligam para o próprio umbigo e que têm em seu DNA o desespero da sobrevivência, que nos deixa cada vez mais individualizados?

Talvez exista uma crise sistêmica no sindicalismo justamente por isso. Os sindicatos representam gente que quer, na realidade, resolver primeiro “seus” problemas. E a ideia de uma Classe Trabalhadora, existente no mundo das ideias de muita gente que foi até mesmo torturada e assassinada por isso, existe com a condição básica da solidariedade. Quando essa condição é lançada para trás, torna-se uma condição distante das prioridades básicas, então a Consciência de Classe torna-se impossível.

Talvez tenhamos nos enganado todo este tempo. Mas talvez ainda haja tempo para nos recuperarmos e começarmos a entoar um hino em prol do Capitalismo e do Individualismo, pelo menos deixaríamos a esquizofrenia ir embora para longe.

E chegaríamos mesmo, como Winston, em 1984, obra de George Orwell, a declarar conscientemente nosso amor incondicional ao Big Brother.

4 comentários:

  1. É verdade Baqueiro, existe realmente uma crise no movimento sindical. Mas passará pois enquanto existir o conflito entre capital e trabalho existirá espaço e necessidade para um movimento de defesa dos trabalhadores.

    O que estamos vivendo é resultado do passado, do fim do "socialismo real" e da ideologia que o amparava aqui e também de uma atuação sem muitos recursos intelectuais dos sidicalistas, sem bibiotecas nos sindicatos, portanto, sem rumo certo e com capacidade de respostas muito lenta. Ademais, todos sabem que quanto mais conhecimento o sujeito tem mais tende à participação política, contribuindo para a formulação dos problemas atinentes à sua condição de classe e para o equacionamento dos problemas mais gerais da sociedade.

    Não devemos esquecer que o melhor momento para as reivindicações é um momento como este, de muita demanda por mão de obra e de crescimento da economia.

    Menciono aqui apenas dois livros que abordam este declínio do movimento sindical e ajudam a entender a situação atual: "A DÉCADA NEOLIBERAL E A CRISE DOS SINDICATOS NO BRASIL", de Adalberto Moreira Cardoso, e "DA GRANDE NOITE À ALTERNATIVA - o movimento operário europeu em crise", de Alain Birh.

    Vamos ao trabalho.

    ResponderExcluir
  2. "sabem que quanto mais conhecimento o sujeito tem mais tende à participação política", temos os casos flagrantes do lula (ex-presidente da república federativa do brasil), do malafaia (pastor e e presentador de programas de entretenimento na tv)!!!

    ResponderExcluir
  3. algumas questões que deveríamos analisar


    1.- o que se pode esperar de um sindicalismo que acredita no "estado" como elemento de resolução de conflitos; na "meritocracia" como ferramenta para medir quem tem direito a uma fatia maior no bolo da produção; na "competição" como um estimulo "saudável" na expansão e acumulo do capital???

    2.- que pode esperar de um sindicalismo que optou pela sazonalidade das ações; só aparece uma vez por ano... e no período em que o "estado" determinou como a data apropriada para a reposição de perdas salariais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que se pode concluir de um sujeito que acredita que podem existir sociedades com seres humanos perfeitos e que dispensem a existência de polícia, leis e administradores da coisa pública?

      Nefelibata...

      Excluir