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sábado, 22 de dezembro de 2012

Deu no jornaldamidia.com.br

Kraus Berg (*)

Agerba confirma o JM: só três ferries no feriadão do Natal. É melhor pegar a estrada…

O ferry “Maria Bethânia” estará em tráfego no Natal, junto com o “Ivete Sangalo” e o “Anna Nery”. E só… (Foto: Arquivo/Jornal da Mídia)
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Salvador – Confirmada a informação divulgada ontem pelo JORNAL DA MÍDIA: o sistema ferryboat, sob intervenção da Agerba, vai operar com apenas três embarcações durante o feriadão de Natal.
E mais: não há nenhuma previsão segura de que no Ano Novo, período de grande demanda, haverá mais que os mesmos três ferries operando.
Pode ser que sejam quatro ou cinco, mas nunca as sete anunciadas com estardalhaço pelo secretário de Infraestrutura, Otto Alencar. O prazo de Alencar era de que no último dia 15 o sistema contaria com sete navios, prazo que foi mudado para hoje (20), mas que não se confirmou.
A Agerba ainda não divulgou a programação oficial do ferryboat para o Natal. No site oficial da agência não existe qualquer referência ao assunto, se limitando à programação do transporte intermunicipal.
Eduardo Pessoa garante que o sistema vai melhorar com a Internacional Marítima. É bom que melhore mesmo, pois o usuário não pode continuar pagando o pato pela negligência e pelos erros grosseiros do governo em relação ao ferryboat. (Foto: Jornal da Mídia)
Contudo, em entrevista à rádio CBN, o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, não só confirmou as informações doJORNAL DA MÍDIAcomo antecipou que não existe certeza, ainda, sobre a quantidade de ferries que vão operar no final de ano. O período de Revéillon é o segundo em demanda no ferryboat, perdendo apenas para o Carnaval.
  Portanto, é prudente que os usuários interessados em atravessar para a Ilha de carro, que procurem deixar a cidade pela estrada, evitando possíveis transtornos. O JM tentou contato ontem com o diretor-executivo da Agerba, mas sem sucesso.
Mas na entrevista à CBN ele explicou que na segunda-feira, dia 24, dois dos quatro navios que estão em reforma na Base Naval de Aratu terão os serviços concluídos. Mas não deu certeza que estarão em contições de tráfego, já que precisarão passar por ajustes finais e depois por vistoria obrigatória da Capitania dos Portos. Normalmente, a CP não costuma liberar embarcações em prazo de um ou dois dias, já que os ítens de segurança exigidos são muitos.
Pessoa disse ainda que a reforma dos navios demorou além do esperado devido ao estado caótico em que os ferries foram deixados pela TWB. “Praticamente não existiam motores nos navios. Tivemos que importar sistemas de propulsão inteiros. O que precisou ser feito em termos de compra de peças e componentes para os motores no mercado nacional foi feito, mas houve a necessidade de importação e isso retardou os serviços”, informou o diretor da Agerba.
O diretor da Agerba reafirmou que a TWB será acionada para pagar o prejuízo que causou ao patrimônio público, embora não tenha revelado quanto o Estado está pagando para reformar os navios. Fontes da Agerba consultadas pelo JM disseram que os custos com a docagem das embarcações na Base Naval e com os serviços já passam dos R$ 15 milhões – inicialmente estavam em R$ 10 milhões.
É bom se informar que o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, reservou no orçamento da Seinfra uma verba de R$ 26 milhões projetada exclusivamente para a recuperação do sistema ferryboat. Portanto, quando a Internacional Marítima receber o sistema para operar terá todos os navios em condições perfeitas de tráfego. Foi assim que aconteceu também com a TWB em 2006: recebeu tudo pronto, com dinheiro público, e depois deixou toda a frota sucateada.
Eduardo Pessoa garante que a coisa agora vai ser diferente. Ele está convicto que a Internacional é melhor que a TWB. É bom que seja mesmo, porque o usuário é que não vai ficar pagando o pato por erros grosseiros e pela negligência do governo em relação ao sistema ferryboat.



(*) pela transcrição, mas, aqui pra nós, qualquer candidato ao lugar de Wagner daqui a dois anos vai fazer um carnaval com a incompetência para gerir o ferry. Vai ser animadésimo.

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