Filmes Comentários

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

JORNAL COMENTADO 12

TONY pachEco *
7:01 – 05.12.2012 – quarta-feira
Mais de 100 países discutem futuro da internet em reunião  

(Portal iG)

Dilma sinalizou que na reunião de Dubai o Brasil defenderá a Internet livre, sem censura.

Conforme havia previsto, a reunião sobre Internet em Dubai segue adiante, desde segunda-feira, mas a cobertura da mídia é pífia e isto é uma rima, mas não uma solução, como diria Carlos Drummond de Andrade. Claro que, depois de a UIT, sob os auspícios da ONU, tomar alguma decisão para controlar acesso ou conteúdo da Internet, aí, sim, talvez, a mídia acorde.
Em Dubai estão, de lados opostos, internautas e empresas. As empresas querem “punir” os internautas que ocupam tanto TEMPO E ESPAÇO na rede, prejudicando o acesso dos clientes delas, que trazem lucros pra elas. Tão óbvio assim. Os internautas, por seu turno, querem uma REDE LIVRE, que continue com o acesso A TODOS, sem distinção, estejam estes todos comprando alguma coisa ou simplesmente se divertindo, como faz a maioria. Isto vai ser um “putarerê”, porque sabemos que o capitalismo é um câncer, ele tem que tomar todo o organismo, nada pode ficar sem estar “doente”, ou, sem figuras de linguagem: empresário quer ganhar dinheiro com tudo, não há prazer no dicionário do empresário.
E, mais um embate coloca dois contendores de peso: de um lado, os governos que são a favor de livre acesso e conteúdos sem censura na Internet. Para nossa felicidade e como consequência de nossas lutas políticas contra os ditadores locais, a presidente Dilma Rousseff determinou aos seus emissários em Dubai que a posição do Brasil é justamente essa: defesa da web libertária. É por isso que eu ainda NÃO DESISTI da nossa presidente da República.
Já, do outro lado do cabo de guerra, temos os países islâmicos, representando cerca de UM TERÇO da Humanidade, ou quase 2 bilhões de pessoas. Os povos que vivem sob governos muçulmanos não têm direito a quase coisa nenhuma e não sentiriam falta de uma Internet livre, já que não têm liberdade nem pra tomar uma cervejinha, quanto mais... E tem os moradores dos mausoléus da tirania, os marxistas que ainda existem no mundo, como Laos, Vietnam, Cuba, China, Coréia do Norte e outros menos cotados, que recebem a ajuda luxuosa da Federação Russa, a maior fazenda do mundo, propriedade exclusiva do Sr. Vladimir Putin (vá ser Putin assim na casa do...), que conspira contra a liberdade na web porque sonha com a volta do governo monocrático em seu país, como nas épocas dos comunistas da URSS e dos czares da Rússia Imperial. Nos mausoléus da tirania vive mais UM TERÇO da Humanidade.
Sobramos nós, no Ocidente e alguns pontos do Oriente, como Japão e Coreia do Sul, para defender a Internet livre.
É! A condição humana é essa: TODA LIBERDADE NASCE JUNTO COM O DESEJO IMENSO DE ALGUMAS PESSOAS DE SUPRIMI-LA. Resta saber quantos jornalistas se engajarão na luta por uma Internet livre. Aqui na Bahia, que eu conheça, sem nenhuma falsa modéstia, só ALEX FERRAZ e eu tocamos no assunto. Estamos nos sentindo depressivos com esta solidão: esperamos que mais jornalistas entrem nas redes sociais, sites, blogs etc. e tal, e assumam esta bandeira.



(A Tarde On Line)

Desde sempre tenho comigo que este negócio de Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil será a mesma picaretagem que aconteceu na Grécia: um grupo formado por políticos e empresários vai ganhar UM DINHEIRÃO e a população vai ficar com a ruína do país como herança. A Grécia vive isso atualmente, em decorrência do dinheiro que gastou, MAS NÃO TINHA PRA GASTAR, em 2004.
Digo isso em razão da manchetinha do A Tarde On Line sobre o jogo do Bahia em Pituaçu ter sido interrompido por 20 minutos, ontem, por falta de... eletricidade. Lembro-me da minha infância, no interior das Minas Gerais, que a luz faltava sempre. Às vezes porque chovia, às vezes porque não chovia. Tempos de um país sem infraestrutura. Hoje em dia, quando ficam dizendo que estamos entre as 10 maiores economias do mundo, veja o Brasil se metendo numa Copa do Mundo e numa Olimpíada, mas sem estrutura de país que mereça tais eventos. Nem de água e eletricidade, tenha dó!
Você já notou que não há água suficiente para todos os habitantes de Salvador? A Embasa vive fazendo remanejamento no fornecimento para distribuir a pouca água que possui. É uma vergonha como se investe quase 1 bilhão de reais num estádio de futebol desnecessário, já que existem dois sub-utilizados na capital, e não se investe em novas adutoras de água. E, mais incrível ainda: você já notou como virou-mexeu, falta luz em Salvador, nos mais diversos bairros? Isto é uma distribuição caótica feita por linhas transmissoras ultrapassadas. Daí para os apagões que vimos recentemente é um tapa... Num país onde o megawatt é vendido a 92 reais, mas sua produção só custa 20 reais, é incrível que a incompetência e a corrupção ainda permitam a existência de apagões.
Mas a Seleção taí, vamos torcer: Brazil, zil, zil, zil...

* Tony Pacheco tem formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Radialismo e Psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário