Filmes Comentários

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

JORNAL COMENTADO 15



tOny pachecO*

“Juízes de São Paulo ganham brindes de empresas”
(Folha On Line)

FREDERICO VASCONCELOS, da “Folha de S. Paulo”, escreveu: “Em festa para mais de mil pessoas promovida no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) distribuiu no último dia 1º presentes oferecidos por empresas públicas e privadas para juízes estaduais.
Entre os brindes, havia automóveis, cruzeiros, viagens internacionais e hospedagem em resorts, com direito a acompanhante.
O corregedor nacional de Justiça e ONGs em defesa da transparência na administração pública se manifestaram contra esse tipo de prática, por colocar os beneficiários sob suspeita.”

O que leva juízes, pessoas da mais alta responsabilidade social, podendo decidir, inclusive, sobre o futuro de pessoas e organizações, a se meter em coisas tão miúdas, inexpressivas e comprometedoras como festas de fim de ano para receber brindes de pessoas e organizações que terão, ali na frente, que serem julgadas por estes mesmos juízes que receberam os brindes???
É lamentável ter que concordar com a magistrada Eliana Calmon, que numa cruzada quase que solitária, vem denunciando as “quadrilhas da toga”, gente que insiste em não ter noção de sua importância social.
Imagine o juiz que recebe um par de convites para um cruzeiro no Caribe, por exemplo! A empresa “Viagens ao Paraíso” dá a ele toda esta mordomia. Aí, lá na frente, três pessoas morrem num cruzeiro desta suposta companhia por negligência absoluta dos empresários, que serviram comida estragada a bordo e não tinham estrutura de socorro em saúde para os tripulantes e passageiros. O caso vai parar nas mãos deste juiz que recebeu o brinde e ele é um ser humano, antes de ser um juiz. A gratidão pelas passagens recebidas se manifestará no julgamento do caso com certeza absoluta.
Então, o correto é que juízes sejam PROIBIDOS de receber brindes, SEJA DE QUEM FOR, até de Madre Teresa de Calcutá, porque se viva estivesse, um dia poderia também estar no banco dos réus e seria agraciada com um julgamento tendencioso.
Os salários dos juízes estão entre os mais altos do mundo, em todos os países, JUSTAMENTE PARA EVITAR A CORRUPÇÃO. Não é por outro motivo. Enquanto um cidadão comum carrega sacos de cimento nas costas por 622 reais por mês, juízes ficam em gabinetes refrigerados, cercados de um exército de servidores que facilitam suas vidas, e podem receber, entre salários e benefícios, mais de 50 mil reais mensais. É como se ganhassem na loteria todo mês.
Dos 91 tribunais do Brasil, nem um terço obedeceu a determinação de publicar na Internet os supersalários de seus juízes e funcionários. Dos que publicaram, ficamos sabendo que o Tribunal de Justiça do Amazonas tem 19 desembargadores que receberam, em junho de 2012, uma média de R$ 57,2 mil no mês. ANUALIZEM ISSO! SÃO MAIS DE 740 MIL REAIS POR ANO. Todo ano e subindo sempre. Aí pensamos, um sujeito que ganha 740 mil reais por ano, PRECISA DE UMA PASSAGEM DE GRAÇA PARA CRUZEIRO NO CARIBE? Com este dinheiro anual ele vai com um acompanhante ao Caribe 150 vezes por ano. Quer dizer, já é o vício da boca torta.
A lamentar apenas que a ministra corregedora Eliana Calmon não esteja mais no comando do Conselho Nacional de Justiça, pois este tipo de farra que acaba de acontecer em São Paulo deve estar ocorrendo Brasil a fora e, aí, cidadão otário, você vê para onde estão indo os impostos milionários que paga e entende, finalmente, PORQUE SEMPRE QUE DEPENDE DA JUSTIÇA, ELA DEMORA, NO MÍNIMO, DEZ ANOS, quando não ENGAVETA ou SENTA EM CIMA do seu processo... 

* Formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Radialismo e Psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário