Filmes Comentários

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

JORNAL COMENTADO 19


tony PACHECO*

5:43 – 14.12.2012 – Sexta-feira

"Governo notifica seis bancos por falta de informações sobre tarifas
Do UOL, em São Paulo
6
O governo notificou, nesta quinta-feira (13), seis grandes bancos brasileiros por indícios de não dar informações suficientes sobre as tarifas cobradas pelos serviços bancários. Foram questionados Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander."
(UOL)



Sou ex-bancário dos tempos em que o fato de você deixar o seu dinheiro guardado no banco, por si só, já gerava um rendimento para o seu dinheiro, a depender do tempo que você o deixava lá. Bancos emprestam dinheiro por 24 ou por 24.000.000 horas, portanto, o tempo é quem vai dizer quanto você terá de rendimentos por deixar seu dinheiro imobilizado. Mas hoje em dia não é mais assim...
Isto era nos tempos em que trabalhei no BMG, em Minas Gerais; no Banco Real e no Baneb (Banco do Estado da Bahia), aqui em Salvador.
Depois do advento dos governos neoliberais de Collor, FHC e Lula, tivemos uma inversão de valores: o banco passou a COBRAR para você manter o seu dinheiro à disposição dele. No Santander, por exemplo, paga-se 50 reais por mês para se ter uma conta bancária. No entanto, se você deixar lá 1 milhão de reais paradinhos, eles não lhe dão um tostão por isso, embora EMPRESTEM a outro cliente, aquele seu 1 milhão, e cobrem juros que podem atingir a casa dos 3 dígitos percentuais. Eles ganham e reganham, como diz o povo.
Agora, vem o governo federal fingir que está interessado neste assunto. NÃO ESTÁ. O Estado Brasileiro é banqueiro, ele também, embora a ignorância do Sr. Lula não lhe permita ver. Ele disse em Paris que banqueiro não é alvo da mídia porque financia a mídia. Ora, quem mais financia a mídia são o BANCO DO BRASIL e a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, que estão ONIPRESENTES em jornais, revistas, rádios, TVs, Internet. Um inferno. Para onde você vira a sua vista, lá estão os dois bancos estatais. Bancos estes dos quais o Sr. Lula JÁ FOI O BANQUEIRO...
As tarifas bancárias, se tivessem que ser toleradas, deveriam ser baixíssimas, coisa de 1 real por mês, no máximo, porque as cadernetas de poupança não cobram nada para que as tenhamos e, no entanto, dão um lucro fabuloso aos banqueiros e ao Estado Brasileiro, pois o dinheiro ficá lá, paradinho, para que os banqueiros emprestem a grana a juros vultosos.
Agora, numa coisa Lula está certo: ninguém na mídia faz campanha contra a ganância das tarifas e dos juros bancários, pois a maioria dos empresários da mídia DEVE DEMAIS aos banqueiros. É por aí.

“Justiça decidirá sobre a inelegibilidade de João Henrique”
(Tribuna)

Coleguinhas, a quem eu agradeço por estarem interessados neste JORNAL COMENTADO, cobram por e-mail e, alguns, mais íntimos, me xingando, que eu fale sobre “as contas do João”.
Queridíssimas e queridíssimos, não sou investigado em nada. Fui um reles assessorzinho de imprensa num órgão que nem tinha dinheiro todo mês para pagar meu salário. Mas, FIZ PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DE JOÃO, portanto, diz o senso de lealdade e dignidade que meu falecido pai, Sr. Nelson, me ensinou, que não se cospe no prato em que se comeu.
Desejo ao prefeito João que ele consiga realizar todos os seus sonhos. E se por desejar isso a ele e ser grato a ele por ter confiado em meu trabalho, tiver que pagar o preço de ser Geni (lembram de Chico Buarque? “Joga pedra na Geni/Joga bosta na Geni...”), podem me jogar bosta à vontade. Não vou criticar João Henrique.

* Tenho formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Radialismo e Psicanálise, embora nem sempre estas coisas sejam úteis.

2 comentários:

  1. Seja fiel a quem lhe paga e depois fale em independência, para os otários. Vendido,cooptado, rastejante... Agressões e rompantes só Contra a esquerda, em particular o PT. Tenha calkma, continue assim que direita vai lhe dá seu osso...

    ResponderExcluir
  2. Ele é um botsta, vc é um bosta e todos merecem bosta mesmo.

    ResponderExcluir