Filmes Comentários

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A Estupidez da Educação Estatal (2ª Parte)

____________________________


Hoje em dia discutimos, horas e horas, sobre cotas, em universidades federais e estaduais, para negros e para estudantes da rede pública. Ou seja, no fim das contas, para aquelas categorias que durante toda a história do país foram prejudicadas pelas questões que todos bem conhecemos: Escravidão, Capitalismo Selvagem, Corrupção, Racismo, Pobreza, etc.

O anarquista Mikhail Bakunin, há uns 130 anos atrás, já perseguia esta questão, com seus posicionamentos em prol das classes trabalhadoras.
"A primeira questão que temos de considerar hoje é esta: Poderá ser completa a emancipação das massas operárias enquanto recebam uma instrução inferior a dos burgueses ou enquanto haja, em geral, uma classe qualquer, numerosa ou não, mas que por nascimento tenha os privilégios de uma educação superior e mais completa? Propor esta questão não é começar a resolvê-la ?

Não é evidente que entre dois homens dotados de uma inteligência natural mais ou me­nos igual, o que for mais instruído, cujo conhecimento tenha se ampliado pela ciência e que compreendendo melhor o encadeamento dos fatos naturais e sociais, compreenderá com mais facilidade e mais amplamente o caráter do meio em que se encontra, que se sentirá mais livre, que será mais hábil e forte que o outro ?

Quem souber mais dominará naturalmente a quem menos sabe e não existindo em princípio entre duas classes sociais mais que esta só diferença de instrução e de educação, essa diferença produzirá em pouco tempo todas as demais e o mundo voltará a encontrar-se em sua situação atual, isto é, dividido em uma massa de escravos e um peque­no número de dominadores, os primeiros trabalhando, como hoje em dia, para os segundos".
Mas não nos enganemos. Bakunin não esperava que o Estado fosse mudar as coisas, como os órfãos e viúvas de Marx sempre acreditaram. Ele não seria idiota a esse ponto. O que ele, e meio mundo de anarquistas, esperava era que o povo (os trabalhadores, em particular) tomasse essa responsabilidade em suas mãos. Organizando-se em sindicatos, cooperativas ou associações, e lutando e buscando uma vida melhor através delas.

****

Quer ler a Primeira Parte desse tema ? Siga o link abaixo:

http://osinimigosdorei3.blogspot.com.br/2012/12/a-estupidez-da-educacao-estatal-1-parte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário