Filmes Comentários

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Anarquistas ajudam gregos


Kraus Berg*

"Contra fascismo, anarquistas gregos abrem “centros sociais” e acolhem imigrantes

Objetivo da iniciativa é minimizar a influência das ações do Aurora Dourada, partido neonazista com 18 cadeiras no Parlamento



Clique no banner para acessar o especial completo
Read the full series in English 

A rua Temistocleos, íngreme, desemboca em uma enorme bandeira metade vermelha, outra metade negra, símbolo do anarcosindicalismo, que prega a ação direta. É o cartão de boas-vindas do grupo Nosotros a quem chega à Praça Exarchia, no bairro de mesmo nome, centro da efervescência anarquista de Atenas.

Leia mais:
Atenas “grita aos olhos” em pichações anárquicas e graffitis elaborados

O Nosotros, um prédio estreito de três andares, é o ponto de encontro do antifascismo e de uma sociedade alternativa, que prefere ignorar a crise em prol de uma economia local, sem amarras com o capital estrangeiro. No amplo primeiro piso, um café-bar, um salão e um grupo com uma proposta: mitigar as atividades dos membros do Aurora Dourada, o partido neonazista dono de 18 cadeiras no Parlamento grego.

Olga, de Tessalônica, leste da Grécia, 23 anos e estudante de cinema, está de férias em Atenas, mas bota café, cerveja e tsipouro [um destilado barato] na mesa dos clientes para garantir renda e manter o prédio funcionando. O imóvel é exemplo dos que foram alugados pelo movimento, além de outros ocupados. No cardápio, à parte das bebidas, há aulas gratuitas para a comunidade – especialmente de imigrantes.

“Aquele é fulano, que está machucado, apanhou da polícia depois de uma briga com um fascista. Esse é meu amigo, de 67 anos, está desempregado, perdeu a família e vem aqui receber aulas de teatro. Sim, damos aulas de grego, teatro e arte, de graça, para quem quiser”, contou Olga ao Opera Mundi. Ela não mostra o rosto nem diz o sobrenome. “Nem pensar”.

* Pela transcrição do "Opera Mundi", Kraus Berg (me siga no twitter: @bergkraus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário