Filmes Comentários

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 34


 TONy PACheco

5:57 – 10.01.2013 – Quinta-feira

MADURO É O SARNEY VENEZUELANO

Maduro, acima, não parece tão maduro quanto Sarney estava em 1985. Olhem os bigodinhos: tão latino-americanos, tão novela mexicana, né verdade?


Maduro telefona a Dilma para avisar que tribunal adiou posse de Chávez

Telefonema foi forma velada de o governo venezuelano pedir apoio ao Brasil à manobra dos aliados chavistas
(O Estado de S. Paulo)

“Justiça diz que Chávez pode adiar nova posse”
(Correio)

VENEZUELA

Janio de Freitas: Venezuela repete decisão do Brasil sobre Tancredo

(Folha de S. Paulo)

Emmerson José mandou meu amigo Alex Ferraz convidar-me para falar sobre a não-posse de Hugo Chávez na Venezuela, na rádio CBN, mas eu disse a Alex e a todos os amigos o que hoje Merval Pereira disse na “Tribuna da Bahia” e Janio de Freitas na “Folha de S. Paulo”: Chávez é o Tancredo Neves dos venezuelanos. É tudo manobra de quem tem o poder de fato.
E disse mais o que nenhum dos dois, por serem importantes demais, diria: o Brasil não tem moral nenhuma para se meter neste assunto, já que somos um país com tradição de não respeitar Constituição e nem as mais comezinhas leis. Se temos interesses estratégicos na Venezuela (e isso é real e geopoliticamente defensável), devemos interferir nos bastidores, como todas as potências do mundo sempre fazem (vide CIA, KGB, MI, Mossad etc. etc.). Mandar os nossos “vietcongs” para a Venezuela e tentar fazer a coisa do jeito que nos interessa, afinal, não somos mais aquele “paízote” de 1964, somos uma das maiores economias do mundo.
Agora, o que a presidente Dilma/PT tem que fazer rápido é mandar o sr. Garcia calar a boca, pois potência que é potência nunca diz publicamente quais são as suas intenções. O discurso deveria ser dela e não deste bobo-da-corte. Ela deveria dizer: “O Brasil, sempre comprometido com a democracia, os direitos humanos e a supremacia da lei, defende sempre o melhor caminho, o da legalidade, que os venezuelanos já sabem qual é”.
Ou seja, NÃO DIRIA NADA com estas palavras todas, mas isto livraria a cara da diplomacia dela e daria a senha para que seus “vietcongs” agissem na Venezuela livremente para pender a situação jurídica para o lado que fosse melhor para os interesses brasileiros, que é O QUE NOS INTERESSA, né verdade?
E por que não temos moral para interferir publicamente? Ora, ora, ora! Passei, sem nenhuma necessidade formal, só o desejo de estar em cima do fato (sic), 30 dias na Redação de “A Tarde”, em 1985, dormindo em cima da mesa (eu e meus colegas jornalistas que estavam no plantão de um mês esperando a morte de Tancredo Neves), pois tínhamos que esperar o desfecho da situação do então presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional, mas que não tomara posse por causa de, literalmente, um “PROBLEMA DE MERDA”, já que a doença era uma “diverticulite” intestinal.
Não havia Internet e então, era plantão na Redação mesmo, madrugada afora, sob a liderança do saudoso jornalista José Curvello.
E tudo isso para quê? Para saber depois que a Constituição seria solenemente desrespeitada e mesmo sem Tancredo assumir, pois morreu em 21 de abril de 1985 (outra manobra, pois já estava morto, deixaram para “desligar” os aparelhos numa data simbólica...), quem tomou a Presidência da República em seu lugar, foi o vice, também eleito indiretamente, José Sarney. Sim, para os jovens saberem, é este mesmo Sarney que está aí, eterno como MOON-HA dos Thundercats. O Exército disse que tinha que ser assim e assim foi, embora a Constituição dissesse que teria que assumir o presidente do Legislativo, então Ulysses Guimarães, que deveria convocar novas eleições, mesmo que indiretas.
Resumo da ópera: os chavistas, os verdadeiros donos atuais da Venezuela, com o apoio do Exército (obviamente), disseram que não vai assumir o chefe do Legislativo daquele país e, sim, o vice de Chávez até ontem, Nicolás Maduro, que, a rigor, a partir de hoje não é mais vice de nada. Mas, como quem tá armado é quem manda, ele não só é vice como simultaneamente presidente a partir de hoje.
E para o governo de Dilma Rousseff/PT é ótimo, pois são da mesma corrente políticia e Chávez e o senhor Maduríssimo rezam pela cartilha lulista-castrista-corderista-kirchnerista, isto é, a lei é o que eles decidem, o resto é perfumaria.
E assim será, estrebuche quem quiser estrebuchar. Se o espírito do oportunista Simón Bolívar ressuscitar e der saúde a Chávez (huummm! Meio improvável...), Chávez assume um dia destes a presidência da Venezuela. Se Chávez morrer logo (o mais provável), fica o Sr. Maduro na presidência, afinal, este senhor é PREDESTINADO PELO PRÓPRIO NOME, como diria José "Macaco" Simão. Ele está maduro para o cargo, né verdade?

* formação acadêmica em Jornalismo, Psicanálise, Radialismo e Economia.

Um comentário:

  1. Sinceramente não vejo relação entre o caso Tancredo com o caso Chavez. O Brasil é um país de verdade e a Venzuela é um pequeno e inexpressivo quintal de Cuba hoje em dia.

    ResponderExcluir