Filmes Comentários

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 43


ToNy pAchEco*

6:43 – 23.01.2013 – Quarta-feira

É URGENTE PARAR DE SE ENDIVIDAR

“60% das famílias iniciaram 2013 com dívidas”
(Tribuna da Bahia)

“Tabela do IR acumula defasagem de 66%; isenção deveria ser maior”
(Correio)

 O percentual de famílias endividadas em janeiro de 2012 foi de 58%. Em 2013, foram 60% delas chafurdando em dívidas. E perguntar-se-ia: E NÃO É NORMAL TER DÍVIDAS?
Sim. É normal se sua dívida for o financiamento de 25 anos de um imóvel no qual sua família esteja morando. Aí, você estaria promovendo um futuro seguro, no qual haverá um abrigo para quando a velhice chegar. E este financiamento é tão necessário, que a própria Justiça reconhece que caso o tomador do empréstimo imobiliário morra, cessa a dívida. Bem, pelo menos é assim que aprendi na Faculdade de Economia da UFJF, a não ser que o PSDB e o PT tenham mudado isso nestes últimos 18 anos de neoliberalismo...
Sim. É também normal se você se endividou recuperando parte do seu imóvel que estava para desabar ou para ampliá-lo, já que o desabotinado do seu filho engravidou uma menina de 15 anos e não tem onde morar. É investimento, não é delírio consumista.
Agora, é NÃO, NÃO É NORMAL, quando você resolveu mudar de carro, porque a montadora esperta alterou os faróis e as lanternas traseiras do seu carro anterior e colocou uma gradezinha de plástico com frisos horizontais quando antes eram verticais. Aí é delírio consumista de classe média idiota sofredora e pagadora-de-pau.
Também é NÃO, se sua dívida foi contraída para viajar a Miami ou Nova York para fazer compras, quando, ao que se sabe, você e sua companheira ou companheiro não foram os ganhadores da Mega da Virada. Ora, se você está atolado em dívidas, o que é que você vai fazer nos Estados Unidos, pelo amor de Jah!
Também é NÃO, quando a dívida foi contraída porque sua filhinha quer estudar numa faculdade particular, sendo que a família não tem condições financeiras para isso. Tem que ser exigido dela que estude para passar no vestibular de uma universidade pública e gratuita, já que os pais são OS MAIORES PAGADORES DE IMPOSTOS DO PLANETA. Isto de estudar em faculdade chic é coisa de transtorno mental se você não é milionário.
Também é NÃO. NÃO é normal se endividar quando você trocou sua TV de plasma de 40 polegadas por uma de LED 3D de 60 polegadas se você não tem dinheiro nem pra comprar calçolas novas pra sua mulher ou cuecas novas pra você. Este negócio de ficar ATUALIZANDO TECNOLOGIA dentro de casa é coisa de classe média delirante. É sintoma de esquizofrenia e deveria ser tratado com eletro-choque.
O Brasil não está numa situação econômica boa. Nossa economia cresceu apenas 1% em 2012, isto depois de ficar 10 anos crescendo com percentuais infinitamente menores que China, Rússia e Índia. Para os anos de 2013, 2014 e 2016, o Brasil se EMPRENHOU DE DÍVIDAS com três eventos que vão levar bilhões de reais para o fundo dos bolsos de um monte de gente esperta. ESTA DINHEIRAMA TERÁ QUE SAIR DO NOSSO BOLSO, do seu e do meu bolsos.
Não é à toa que o Leão da Receita Federal não corrige a tabela de isenção DESDE OS TEMPOS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PASSANDO POR LULA E AGORA POR DILMA. Os governantes não vão abrir mão de um tostão furado de nosso dinheiro.
Portanto, não estamos mais em tempos de oba! Oba! Estamos em tempos de êpa! Êpa!

MEU MARIDO FOI ALI E NÃO VOLTOU!

E aí, quando falamos em endividamento, eu lembro as estatísticas sobre casamentos no Brasil: se você, senhora casada, não quer que um dia seu marido vá à esquina comprar cigarro e não volte mais (coisa tão comum após 10 anos de casado, entre “maduros” e tão comum no segundo ano do casamento, entre os mais jovens), DÊ UM FREIO DE ARRUMAÇÃO NO ENDIVIDAMENTO DA FAMÍLIA.
Nos últimos anos, são pouco mais de 900 mil casamentos anualmente. E 250 mil separações. E, para terror dos homens, 70% das separações e 55% dos divórcios SÃO DE INICIATIVA DAS MULHERES. Então, a preocupação agora é: “Milha mulher foi no shopping comprar um sapato novo e não voltou...” E é por isso que você lê nos jornais: "Homem mata mulher porque não aceita separação". Perguntinha socrática: e quem aguenta homem endividado até o pescoço?
E se o homem gosta de menino, piorou. No Brasil, os juízes, sabe-se lá porquê mistério, dão 89% DA GUARDA DAS CRIANÇAS ÀS MULHERES. Então, senhores homens, vocês perderão a casa, a mulher e os filhos. Portanto, PAREM DE SE ENDIVIDAR, porque como diziam nossas avós: QUANDO AS DIFICULDADES ENTRAM ANDANDO PELA PORTA, O AMOR SAI VOANDO PELA JANELA.


NOSSOS POLÍTICOS PERDERAM A MODÉSTIA

Renan turbina Minha Casa e ‘empreiteira amiga’ fatura R$ 70 mi

Senador alagoano utiliza influência na Caixa para transformar o Estado numa máquina de contratações
(O Estado de S. Paulo)

Fundo estadual faz José Sarney acusar Supremo de 'intervenção'

(O Estado de S. Paulo)

“PÃO E CIRCO

Ceará desembolsa R$ 650 mil para Ivete Sangalo inaugurar hospital

(Folha de S. Paulo)

Parodiando o ex-ministro Jobim, realmente, os medíocres perderam a modéstia em nosso País. Metem-se em traquinagens sem qualquer receio. Ou “mal-feitos”, segundo a presidente Dilma. Veja o caso de Sarney. Quando viu o fundo ser questionado pelo Supremo Tribunal Federal, deu um “alto lá” e lembrou ao STF que existe separação de poderes no Brasil. Ele quer dizer o quê com isso? Que a Justiça não poderá mais impedir  a corrupção? Juro que entendi isso, mas eu sou burro e devo ter entendido errado.
E o governador socialista (PSB) do Ceará, Cid Gomes, que inaugurou um HOSPITAL com show musical de 650 mil de cachê??? A Sra. Ivete Sangalo está certíssima. Eu teria cobrado 6 milhões. Sabendo o que os políticos fazem COM NOSSOS IMPOSTOS, isto é uma maneira de, pelo menos, PARTE DE NÓS, OS ARTISTAS, RETOMAREM os impostos que pagamos, cobrando cachês estratosféricos. A pergunta que não quer calar é: o Leão da Receita fica atento a estes cachês ou é só com os nossos salários miseráveis que ele se preocupa?
De mais a mais, nunca é demais lembrar, que no Esquizistão, aquele país do distante planeta Urano, o político contrata por 1 milhão e exige do artista 500 mil de volta pro bolso dele. FELIZMENTE, AQUI NO BRASIL, ISTO JAMAIS OCORREU, OCORRE OU OCORRERÁ!

“Soldados do Mali imitam som de tiro com a boca em treinamento”
(Folha de S. Paulo)

Quando li esta notícia lembrei-me de quando era editor do caderno Lazer&Informação de A TARDE e que publiquei uma matéria de capa com um capacete do Exército Brasileiro pedindo esmolas e na reportagem mostrávamos que os soldados brasileiros tinham tão poucos recursos no governo de Fernando Henrique, que nos treinamentos faziam com a boca “pow! Pow! Pow!” Ou seja, os malineses estão apenas nos imitando...
Quer saber o porquê da Guerra no Mali? Acesse o site da Tribuna On Line e veja nossa matéria no link http://www.tribunadabahia.com.br/2013/01/21/veja-por-que-franca-estao-tao-interessada-em-proteger-mali

"Na tempestuosa madrugada de verão"
(Tribuna da Bahia)

Não deixem de ler a crônica de Consuelo Pondé de Sena na "Tribuna" desta quarta-feira. Uma mulher tão generosa que ao relatar os seus medos interiores, ao final acaba mostrando que tem medo é pelos desvalidos, aqueles que sequer têm um teto para se abrigar das chuvas, como acontece com milhares e milhares de brasileiros. É lindíssimo o texto.

* tony Pacheco tem formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Psicanálise e é Radialista registrado no Ministério do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário