Filmes Comentários

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Blog POR ESCRITO e o JORNAL DA MÍDIA denunciam erro na cobertura da Arena Fonte Nova

JORNAL COMENTADO 56
19.02.2013 - Terça-feira - 11:31

tony PacheCo

Demorou. E eu, com preocupações exclusivas sobre mobilidade urbana, não fiquei ligado no "buxixo" que corria a respeito da edificação da Arena Fonte Nova. Mas eis que surge o jornalista Luís Augusto Gomes, a quem tenho a honra de conhecer, e o Jornal da Mídia (um site jornalístico como poucos na Bahia e no Brasil) e detonam os riscos que os torcedores irão correr com o ACÚMULO DE ÁGUA na cobertura da Arena.
E, aí, é necessário informar: os jogos da Copa das Confederações acontecem a daqui apenas 4 meses. Em junho. Junho, em Salvador é o terceiro mês em que MAIS CHOVE no ano. A capital baiana tem um dos maiores índices de chuva do mundo. São 2.098 mm em média. Chove mais que em Londres e chove como em países das monções, como Índia, Sri Lanka, Tailândia ou Indonésia. Não adianta mentir sobre isso. E a Copa das Confederações e a Copa do Mundo foram marcadas justamente para o pico de chuvas da Bahia. Vejam o resumo da precipitação pluviométrica nos quatro meses mais chuvosos: 

Abril: 21 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação (321,6 mm), só 64 mm em Lisboa, quente durante o dia (28,6 °C / 83.5 °F), um pouco fresco à noite (22,9 °C / 73.2 °F). 
Maio: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação (324,8 mm), só 38 mm em Lisboa, quente durante o dia (27,7 °C / 81.9 °F), mais fresco à noite (23 °C / 73.4 °F). 
Junho: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação (251,4 mm), só 20 mm em Lisboa, quente durante o dia (26,5 °C / 79.7 °F), fresco à noite (22.1 °C / 71.8 °F). 
Julho: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação (203,6 mm), só míseros 5 mm em Lisboa, quente durante o dia (26,2 °C /79.2 °F), fresco à noite (21,4 °C / 70.5 °F). 

Com esta quantidade de chuvas, é PERIGOSÍSSIMO qualquer erro que leve ao ACÚMULO DE ÁGUA NA COBERTURA do estádio. Pode, simplesmente, desabar na cabeça das pessoas. Lembremos que a primeira Fonte Nova ao ter sua ampliação (anel superior)  inaugurada em 4 de março de 1971, teve mais de 2 mil feridos e duas mortes admitidas, mas podem ser bem mais as pessoas mortas... 

A Copa do Mundo teve sua oficialização em 2007, mas só em agosto de 2010 a Fonte Nova foi demolida e para começar, efetivamente, as obras, demorou tempo ainda. Tudo feito em ritmo de correria, pois não foi feito no tempo devido. Primeiro marcaram a inauguração do novo estádio para dezembro de 2012. Não ficou pronto. Agora, marcaram para 29 de março de 2013. Mas com o aparecimento dos problemas na cobertura, fica a dúvida se este estádio deve mesmo ser inaugurado na época de maior chuva em Salvador...
De qualquer maneira, ninguém que frequenta o estádio vai chorar, porque há também o problema da acessibilidade, que não foi pensada pelos engenheiros. Os passeios que contornam o novo estádio continuam a ser os mesmos ridículos passeios de um metro de largura da inauguração de 1951... O estacionamento, exigido pela FIFA para 5 mil veículos, deve chegar a 3 mil no máximo, obrigando a todo mundo a tomar as ruas e avenidas do entorno... Enfim, é sempre aquilo mesmo. 
Vejam a matéria abaixo veiculada no blog POR ESCRITO e no JORNAL DA MÍDIA e tirem suas conclusões:

"Erro no projeto de cobertura pode comprometer segurança da Arena Fonte Nova


A equipe do projeto da Arena Fonte Nova não considera prudente manter o improviso, temendo eventual excesso de água sobre a cobertura – cada folha pesa 1,5 tonelada –, e busca uma solução de engenharia. A questão é de segurança.
LUÍS AUGUSTO GOMES
O Consórcio Arena Fonte Nova acaba de contratar a conhecida empresa norte-americana 3M para tentar resolver as sérias dificuldades que vem enfrentando desde dezembro com a cobertura do novo estádio, cuja inauguração está até agora confirmada para o dia 29 de março.
Leia também:
Aparentemente, todas as folhas da membrana de cobertura estão assentadas, e a informação oficial é de que só falta encaixar entre elas as calhas para captação de água. Mas, segundo fonte bastante próxima do empreendimento, a situação não é bem a que se divulga.
A fonte reitera a informação prestada a este blog no início de janeiro, dando conta de um erro de projeto que estaria impedindo o encaixe correto – ou seja, parafusado – da membrana na estrutura metálica de sustentação da cobertura. Por isso, tentou-se uma solução de engenharia, que terminou não dando os resultados esperados.
Solução não serviria para a Copa do Mundo – Depois de assentadas as folhas da membrana de cobertura, ficou confirmado que não era possível parafusá-las nos arcos intermediários da estrutura. Foi quando surgiu novo problema, provavelmente causado pelo primeiro: uma folga em várias das braçadeiras que fixam a membrana à estrutura.
Em função desse problema é que teria sido contratada a 3M para aplicar sua tecnologia de ponta no sentido de colar a membrana à estrutura nos pontos nos quais não foi possível parafusar.
A solução, segundo a mesma fonte, é tida como provisória, para que o estádio seja inaugurado no prazo e possa sediar os jogos da Copa das Confederações, mas não poderá ser mantida para a Copa de 2014.
Mesmo tendo a 3M expertise no assunto, já que suas colas são usadas em foguetes da Nasa, a equipe do projeto da Arena Fonte Nova não considera prudente manter esse improviso, temendo eventual excesso de água sobre a cobertura – cada folha pesa 1,5 tonelada –, e busca uma solução de engenharia.
Segurança é o motivo do questionamento – Por Escrito, que divulga estas informações por uma óbvia questão de interesse público, faz três ordens de questionamento aos responsáveis, na expectativa de que as respostas tragam o devido esclarecimento sobre o assunto:
1. Foi ou não contratada a 3M? Em caso afirmativo, com que finalidade? Era uma contratação prevista no contrato original? Quem paga pelos serviços?
2. Todas as folhas da membrana de cobertura do estádio estão inteiramente parafusadas àsestruturas de sustentação?
3. Houve ou não um erro de projeto na cobertura do estádio? (Por Escrito)"

* tony Pacheco é jornalista, radialista, economista e psicanalista.

2 comentários:

  1. Gostei da musica: ah eu só quero ver o dia que essa zorra desabar

    ResponderExcluir
  2. voces que são famosos que fiquem embaixo daquilo lá. cuelho é qui vai lá

    ResponderExcluir