Filmes Comentários

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Imprensa não apura e come banana


Kraus Berg

E a coisa feia se repete: os coleguinhas da imprensa não apuram mais nada, aceitam os releases como se fossem a verdade revelada por Alah e publicam inverdades sobre o ferry que segundo o jornaldamidia.com.br  (a melhor fonte da Bahia para assuntos do ferry e sobre muitos outros) tinha o sistema funcionando com apenas três navios na volta da Quarta-Feira de Cinzas e não com cinco, como a mídia "comeu feio". Veja a notícia do Jornal da Mídia.


Agerba engana usuários e repete erros da TWB: são só 3 navios operando e não 5.

A fila de veículos para embarque no ferryboat estava hoje, às 5h, bem depois da antena da Rádio Sociedade. Cinco horas de espera e a Agerba disse que ontem, quando a fila era maior, que o usuários estavam esperando três horas para chegar em Salvador. (Foto: Jornal da Mídia)
A nota no site da Agerba, hoje, às 12h10, ainda era a de ontem. Quanta agilidade! E mesmo assim não corresponde à verdade quando garante que o usuário passa três horas na fila de espera, quando na realidade o tempo era o dobro. E a imprensa recebe essas informações desencontradas e ainda passa para a opinião pública…
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Salvador – A Agerba está repetindo os mesmos erros da concessionária TWB, que até setembro operava o sistema ferryboat e que sofreu intervenção do governo. Apesar de garantir em seu site oficial que o sistema ferryboat está com cinco embarcações em tráfego, na prática somente três navios operam nesta quinta-feira (14), com milhares de pessoas ainda retornando da Ilha de Itaparica depois do Carnaval.
A Agerba também está enganando os usuários, a opiniãopública e a imprensa quando afirma, também em seu site, que o tempo de espera na fila, para quem queria atravessar de carro era de 3 horas. Nem a fila de prioridade a espera era a anunciada, de somente três horas.
Nesta quinta-feira, quem chegou às 5h para embarcar de veículo enfrentou a fila bem depois da antena da Rádio Sociedade e só conseguiu chegar no pátio do Terminal de Bom Despacho depois das 10h, mais de duas horas do tempo divulgado pela agência de regulação.
Mais mentira – E mais: dos cinco navios anunciados como se estivessem em tráfego, inclusive pelo serviço de som do Terminal de Bom Despacho, somente o “Anna Nery”, o “Rio Paraguaçu” e o “Maria Bethânia” estavam operando. O “Ivete Sangalo” voltou a quebrar e ocupava, até às 11h30, uma das gavetas de atracação do terminal de São Joaquim. Já o Pinheiro, também com problemas técnicos, estava parado na Baía de Todos os Santos, próximo ao terminal.
O ferry “Ivete Sangalo” voltou a quebrar. Apesar de a Agerba divulgar que o navio estava em tráfego, na verdade hoje, às 11h, a embarcação estava desativada em uma das gavetas de São Joaquim. (Foto: Jornal da Mídia, hoje, às 10h).
Essa estratégia praticada pela Agerba, que hoje é responsável pelo sistema ferryboat, é a mesma adotada pela TWB, empresa que acabou com o sistema ferryboat em seis anos que passou nas operações. Como a imprensa constuma divulgar sem checar o que a Agerba está dizendo sobre o número de embarcações em tráfego, tempo de espera, etc., acaba passando informação errada para os usuários.
O ferry “Pinheiro” está parado hoje na Baía de Todos os Santos e fora de tráfego. Mas a Agerba divulga em seu site que tem cinco embarcações atendendo a população. (Foto: Jornal da Mídia, hoje, às 11h)
Ontem mesmo a TV Bahia divulgou no seu jornalístico BA-TV que o tempo de espera para quem queria retornar da Ilha para Salvador era de “3 horas”. Só que a fila de veículo ontem estava próxima ao entroncamento de Mar Grande e até chegar em Bom Despacho o usuário levava no mínimo seis horas.
E mais ainda: a Capitania dos Portos precisa apertar a fiscalização ao sistema ferryboat. As embarcações estão trafegando com superlotação. Hoje oJORNAL DA MÍDIA flagrou o ferry “Anna Nery” com mais de 1.100 passageiros a bordo. A lotação máxima é para 795 usuários. Sobre o flagra, leia matéria completa logo mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário