Filmes Comentários

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

NEW HIT LIVRE. OI MULTADA SEM PAGAR MULTA. "CORREIO" PREMIADO.


JORNAL COMENTADO 57

tonY paCHEco*

6:09 – 21.02.2013 – Quinta-feira

 EI, PSIU! TEM OI E OI NO NOTICIÁRIO.

“Agência reguladora aplica terceira multa
na Oi em menos de uma semana”
“Oi lança sistema de comunicação na Antártica”
(“Correio”)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) multou novamente a Oi por não oferecer os serviços com a qualidade que deveria. Isto é recorrente nesta empresa. Já tive celular da Oi e me lembro, como meus amigos hoje sabem, que em certos locais o sinal não pega, as ligações caem no meio ou nem se completam. E por causa disso mesmo, é a empresa de telefonia que dá mais bônus. Ou sujeito dá uma carga no celular pré-pago e recebe milhares de minutos em bônus. Só que você receber minutos para falar de graça de uma empresa cujos celulares não falam nem mesmo você pagando, é uma falácia. Mas vá explicar isso a um povo que sequer sabe interpretar textos com mais de duas linhas de extensão...
A notícia correlata é que na mesma edição do jornal aparece a Oi conversando com uma alta autoridade do governo por um telefone da própria Oi. Coisa linda! A Oi instalou um sistema na estação Comandante Ferraz, na Antártida, para que os pesquisadores e funcionários-turistas possam falar com o Brasil e ainda receber sinal de TV.
Este tipo de relação promíscua entre a Oi e as autoridades é que levanta o pó da suspeita sobre as inúmeras multas aplicadas à Oi que nunca são pagas.
ATENÇÃO SRS. PAUTEIROS: é sobre isso que a imprensa deveria se dedicar mais, pois não sou eu, um pobre jornalista blogueiro que vou fazê-lo: QUANTO JÁ FOI EFETIVAMENTE PAGO pelas empresas multadas por agências reguladoras? Não só de telefonia, mas de petróleo, empresas aéreas, de saúde, de transporte, de infraestrutura em geral? QUANTO?
A resposta deve ficar por aí em torno de ZERO.
Os recursos protelatórios dados às empresas infratoras são TANTOS que elas acabam nunca pagando e, por isso mesmo, CONTINUAM NOS MALTRATANDO.

E OS PAGODEIROS LIVRES, LEVES E SOLTOS.

 “Justiça adia julgamento da
banda New Hit para setembro”
(“Correio”)

E por falar em recursos protelatórios para não pagar o que se deve, não existem melhores recursos deste tipo do que aqueles disponibilizados para os CRIMINOSOS. Os exames periciais já foram feitos tanto nas secreções dos elementos da banda New Hit quanto nas duas meninas que foram estupradas. Os testemunhos do estupro são claríssimos a respeito.
Mas, como parece que tem muita carne debaixo deste pirão, o que acontece é que, novamente, o julgamento do estupro não se dará.
Agora, foi transferido para setembro.
Aí, me lembro do assassinato da colega jornalista Sandra Gomide, em 2000, quando foi alvejada pelas costas pelo colega de Redação e ex-diretor de “O Estado de S. Paulo”, o famoso “Estadão”, Antônio Marcos Pimenta Neves.
Pimenta só foi EFETIVAMENTE PRESO em 2011, aos 74 anos de idade, após dezenas de medidas protelatórias que estão à disposição de quem tem dinheiro e poder neste País. Logo logo será solto por causa da, agora, idade avançadíssima... O mesmo se deve dar com o pessoal do "Mensalão".
Agora, vá um Zé Ninguém da Silva matar alguém em Nova Palestina. Se não morrer numa “troca de tiros” forjada, será preso imediatamente e vai apodrecer na cadeia, porque para pobre a Justiça brasileira não tem nenhum recursos protelatório.


OS PRÊMIOS DE HOJE E A PRECURSORA “A TARDE”

“Folha ganha oito prêmios mundiais de design gráfico”
(“Folha de S. Paulo”)

“Correio ganha prêmio internacional”
(“Correio”)

Desde quando o jornal “Correio” publicou a capa com um desenho representando Oscar Niemeyer com a frase “A vida é um sopro”, que reproduzi aqui no blog a belíssima obra de design jornalístico.
Não deu outra. O Prêmio Best of Newspaper Design foi concedido ao nosso baianíssimo “Correio”, junto com oito prêmios dados à “Folha de S. Paulo”, só que com uma vantagem sobre a “Folha”: o prêmio do “Correio” foi para uma primeira página, os da “Folha” foram para as páginas internas, já que a “Folha” tem ousadia zero para a sua caretíssima primeira página.
E, aí, me lembro sobre quando o colega jornalista Alex Ferraz e este humilde blogueiro que vos fala éramos co-editores do suplemento dominical de “A Tarde” chamado “Lazer&Informação”. Desde quando os diretores Jorge Calmon e Arthur Couto encomendaram a Alex Ferraz e a mim um projeto de caderno dominical, nos idos de 1987, que estava bem claro em nossa mente que para ganhar leitores jovens teríamos que apelar para o visual. Foi aí que resolvemos pedir a “A Tarde” a contratação do artista plástico e designer CARLINHOS RODRIGUES.
A capa da estréia, com uma belíssima vista da Pedra Furada, na Península Itapagipana, encimada por um gorro de Papai Noel, justamente na época de Natal, inaugurava o caderno e sua proposta de textos curtos, fotos grandes e muito design na capa e nas páginas internas. Isto há 26 anos...
A proposta, então REVOLUCIONÁRIA, teve um retorno maravilhoso dos leitores, que levaram o jornal “A Tarde” a vender mais de 100 mil exemplares aos domingos e manteve a liderança na preferência dos leitores nas Pesquisas Marplan dali para a frente até o caderno ser extinto em 2003. E provocou uma guerra de guerrilha dos "dinossauros" da Redação que eram contra a proposta revolucionária. E o caderno campeão acabou. Agora, por que uma coisa que era amada pelos leitores e mantinha o jornal na liderança de tiragem na mídia impressa baiana acabou?
Ah, isso é história para um outro post.
De momento, vamos dar os parabéns ao “Correio” (de novo!) pelo prêmio MERECIDÍSSIMO e para a “Folha” por continuar com sua proposta de design gráfico moderno (nas páginas internas).

* Tony Pacheco é jornalista. Não é dos bons, mas é esforçado o "mininu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário