Filmes Comentários

segunda-feira, 29 de abril de 2013

18 MILHÕES DE TRABALHADORES SEM CARTEIRA ASSINADA E VIVA A COPA!!!


JORNAL COMENTADO 95

29.04.2013 – 5:28 – Segunda-feira

“Prato de farinha para jecas”
(Luiz Felipe Pondé, “Folha de S. Paulo”)

“CLT faz 70 anos com 18 milhões na informalidade”
(“Tribuna da Bahia”)
                                                                                                www.fodecast.com.br

Professor Pondé, como 100% dos brasileiros que têm um mínimo de informação, está indignado com A FALTA DE RETORNO, por parte do Estado, aos altos impostos que todos pagamos e, aí, se insurge contra os 40% da multa sobre o saldo do Fundo de Garantia quando o patrão demite sem justa causa seus empregados, o que também deveria acontecer com as domésticas daqui por diante.
Para Pondé, assim como para todos que não vivem AQUI NA PLANÍCIE, o Brasil é um lugar onde as leis são obedecidas. Eis o que ele diz:

“(...) por que alguém deve pagar 40% de multa do FGTS quando demite um funcionário? Qual a infração que mereceria esta multa de 40%? Eu digo qual: para a mentalidade jeca brasileira, dar emprego é crime, empregador é bandido que deve ser punido.”

Ora, a realidade é o que a “Tribuna” deu como manchete de primeira página hoje. O empregador brasileiro não respeita leis. Quem é que paga estes 40%? Só uma parte do empresariado. O resto demite e fica por isso mesmo. O sujeito vai à Justiça do Trabalho, esta COZINHA EM BANHO-MARIA a ação e o sujeito desiste. Segundo a “Tribuna”, 18 milhões de brasileiros empregados sequer têm carteira assinada. Mais do que a população de toda a Holanda... São 20% da mão de obra nacional. E não precisa ir longe. Eu trabalhei durante seis anos para uma empresa terceirizadora de mão de obra. Em outubro do ano passado, eles deram o contrato como encerrado e sabe o que me pagaram de indenização, Professor Pondé? NADA.
E é uma empresa que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, a SkyServ, com sede em Fortaleza, empresa tão séria, mas tão séria, que não pagou a indenização trabalhista, não pagou décimo terceiro salário, nem férias, nem 40% do FGTS e sequer mandou para os ex-empregados o comprovante de rendimentos de 2012 para que possamos declarar ao Leão do Imposto de Renda. Aliás, empresa que não manda este documento para os empregados é passível de punição pelo Governo Federal. Agora, alguém aí já viu empresário punido? As telefônicas têm que entregar sinal de telefonia, não entregam, são multadas e NUNCA PAGAM AS MULTAS. Empresa aérea faz “overbooking”, é multada e nunca paga as multas. Petrobrás e outras derramam óleo no mar, matam peixes, mariscos e algas, são multadas e nunca pagam as multas. Madeireiras, algumas com licença de autoridades petistas como já foi denunciado no Pará, são multadas e, nada do Tesouro receber as multas. E políticos ladrões são pegos com a boca na botija, mas o que roubaram JAMAIS VOLTA AO TESOURO.
Enfim, as leis brasileiras são mesmo draconianas, mas SÓ PARA NÓS, AQUI DEBAIXO. Pro pessoal do andar de cima, não existem leis que os pegue: 40%? Eles pagam é 0% de indenização, querido professor.

"Brasil, Noruega e Suécia: quanta diferença"
 Noruega e Suécia, tão pobres (coitadinhas!), decidiram em 2009 dar um não à EuroCopa 2016 pra não gastar dinheiro público. Já o Brasil, riquíssimo, está fazendo três eventos esportivos em apenas quatro anos: 2013, 2014 e 2016. SOMOS A CARA DA RIQUEZA!!!

O Brasil está sediando três eventos esportivos internacionais num prazo de apenas quatro anos: Copa das Confederações (futebol), Copa do Mundo (futebol) e Olimpíadas (multi-esportes). A sangria dos cofres públicos está sendo monumental para construir estádios e quase nada está sendo gasto para melhorar a infraestrutura das cidades-sede, como havia sido prometido.
Salvador é nosso exemplos mais próximo. O estádio daqui, chamado Itaipava Arena Fonte Nova, tem na frente um estacionamento para, no máximo, 3 mil carros, enquanto a própria FIFA exigia 5,5 mil... Nos fundos do estádio, um passeio de 1 metro de largura com postes no meio impede a mobilidade dos torcedores. As ruas (até a que dá acesso ao antigo portão das autoridades, a Rua Professora Anfrísia Santiago) estão esburacadas em toda a região (inclusive as ruas do meu bairro, o Jardim Baiano, onde está o estádio – Boulevard América, Boulevard Suíço, Pedro Américo, Professor Hugo Baltazar da Silviera, Joana Angélica, enfim, todas). Os passeios centrais da Rua do Desterro, que dão acesso direto ao estádio, “derreteram” de maneira melancólica: estão intransitáveis. Isto é, tudo é UMA TOSQUEIRA SÓ.
Enquanto isso, em 2009, os dois países campeões em renda per capita e desenvolvimento humano (IDH), Noruega e Suécia, recusavam sediar a Eurocopa de Futebol de 2016, porque seus governos admitiram que têm prioridades mais importantes na área social do que gastar dinheiro com estádios de futebol.
É assim, como no Brasil vivemos num país onde Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura etc. já foi tudo RESOLVIDO, podemos gastar dinheiro à vontade. "Baba", Suécia, "baba" Noruega!

* tonY Pacheco é jornalista profissional e tem formação ainda em Economia, Psicanálise e Radialismo.

Um comentário:

  1. pelo visto vc n conhece o estádio; é um forno, ujm a sauna, é quente demaiks da conta.

    ResponderExcluir