Filmes Comentários

quinta-feira, 11 de abril de 2013

SOLUÇÃO PRA SECA É TOMAR CHAMPANHE


JORNAL COMENTADO 86

TonY PachecO*

11.04.2013 – 6:34 – Quinta-feira

 “Gado come o mandacaru  queimado na luta pela vida”
(“Tribuna da Bahia”)

Se governasse o Brasil, Maria Antonieta mandaria o povo do sertão beber champanhe em vez de pedir água ao governo e mudaria de Petrópolis para a Barra da Tijuca pra se livrar das chuvas

Diante dos graves problemas brasileiros da atualidade (pra quem tá sofrendo com eles, para 1% da população não há problema algum, a não ser a fila para comprar Land Rover Range Rover Evoque, “ai, como esse carro demora pra chegar...”), imaginamos se a rainha de França Maria Antonieta estivesse no poder no Brasil, como o “marketeiro” dela (que seria o mesmo da atual chefia) faria os “releases” para explicar o porquê de o governo não estar solucionando nada:

“Venderei até a última joia da coroa, mas solucionarei o problema da seca no Nordeste” (D.Pedro II, em 1850)


1)    SECA E INUNDAÇÕES, diria Maria Antonieta, rainha do Brasil

“Ficam me cobrando ações contra a seca. Ora, parece que os brasileiros deixaram de ser cristãos e viraram pagãos. Querem que eu faça bruxaria para chover no Nordeste e parar de chover no Sudeste? Deus é quem está no comando, minha caneta só serve para aprovar verbas para obras dos meus queridos empreiteiros fazerem estádios, arranjar empregos fictícios na administração pública para os amantes, cônjuges, filhos e parentes dos políticos que me acham linda e inteligente, não é pra mandar chover ou parar de chover. Como diria o deputado “crente” Marco Feliciano, tudo isso é castigo. No Nordeste, em vez de as pessoas insistirem nestes pedidos de água, água, água, por que não tomam champanhe?
E em Petrópolis e Nova Friburgo, “pelamordedeus” meu povo, vão morar em Ipanema e Leblon, vocês vivem no estado mais charmoso do Brasil, porque insistem em morar no alto de serras, se tem a Barra da Tijuca pra morar? E quanto a este jornalistazinho ridículo que disse que Dom Pedro II prometeu vender as jóias da coroa para acabar com a seca e que eu deveria fazer o mesmo, só tenho uma coisa a dizer a ele: você está vendo alguma seca tendo acabado? Então, vá chafurdar no lixo, pois isto significa que Dom Pedro II não vendeu jóia nenhuma, não é verdade?”

2) COMPRA DA BASE ALIADA, diria Maria Antonieta

“Tudo que eu tenho que fazer pra administrar o nosso querido Brasil, precisa passar pela Câmara: 513 votantes.
Tem que ter maioria simples (metade mais um, 257 votos) para as coisas simples, como mandar construir um estádio para dar uma ajudazinha a um empreiteiro que me ajudou na eleição, ou maioria de dois terços (343 votos), o que é uma tarefa pra deusa e não pra rainha, quando eu preciso de alterar alguma coisa na Constituição que está prejudicando meus amigos. Ora, o meu partido, o PMT (Partido da Maria Tonete), só tem 80 assentos na Câmara. Meu déficit de apoio é de 177 votos ... Se alguém tiver alguma sugestão aí pra convencer 177 deputados a me apoiar em tudo que eu quero, mande para S.M. Maria Antonieta, Novo Palácio de Versalhes (ex-Planalto), Brasília, Distrito Federal.
Porque eu só lhe digo uma coisa: se vocês não me arranjarem um jeito de ter mais 177 deputados me apoiando, vou continuar comprando votos com ministérios, agências, empreguinhos e, em última instância, faço como os reis que vieram antes de mim: mando uma mala cheia de dinheiro pro sujeito. E não me venham com conversinha. Se tiver outro jeito, mande uma cartinha. E, “pelamordedeus”, não me mande e-mails que este negócio de Internet é mais vigiado que xibiu de menina nova no sertão de Pernambuco. Ou seria mais furado que xibiu de “pirigueti” na balada? Que seja!

3)    GENTE INCOMPETENTE NA ADMINISTRAÇÃO
“Eu remeto vocês pro item 2. Se eu preciso comprar apoio de 177 deputados em cada votação, todo dia, eu posso escolher quem os meus apoiadores vão mandar pro cargo que eu inventei pra os chegados a eles? Me respondam por favor! O endereço é o mesmo. Confiem nos Correios, vai demorar pra chegar, mas chega. E se tiver violada, a cartinha, eu nem leio e ponho outro incompetente no lugar...
É por isso que eu tenho sujeito que matou 10 a facão cuidando da Justiça, racista cuidando dos direitos dos pretos, bicha enrustida e homofóbica cuidando da aprovação do casamento gay, fazendeiro de mil léguas de terra a perder de vista cuidando da reforma agrária, dono de abatedor clandestino de gado cuidando das condições sanitárias dos abatedouros e sócio de companhia aérea cuidando de rodovias. Minha vida é assim. Eu preciso de 177 votos e se alguém tiver algum jeito a dar pra isso que não seja nomear qualquer um pra qualquer lugar, mande pra mim por cartinha. Eu leio todas...”

4) DOU PEIXE E NÃO ENSINO A PESCAR
“Eu sou rainha, mas sou igual ao rei do Vaticano, o papa. Pro meu cargo tem eleição e a minha é tão pobre que nem fumacinha tem. Aliás, tem fumacinhas, mas são outras... Eu preciso de 69 milhões de brasileiros votando em mim pra continuar rainha, pois são 138 milhões de eleitores (ai!, como é mais fácil na Noruega, com pouco mais de 3 milhões de eleitores, na próxima encarnação eu quero ser rainha de país nórdico, chega de país quente, cheio de gente de sandália havaiana...). Vocês acham fácil convencer 69 milhões de pessoas a votar em mim? Tenho que ter meus botes, meus pulos-do-gato. Este negócio inventado pela falecida mulher do tucano é genial. Eu dou dinheiro pro sujeito não fazer nada e digo a ele: ou vota em mim ou a outra rainha vai te tirar esta mamata. Pronto. Já consegui alguns milhões de votos. Agora, se eu dou educação ao sujeito e um emprego de R$5 mil por mês, ele nunca mais vota em mim e ainda vai me fazer oposição aqui na Internet. “Tesconjuro!”

5)    A EDUCAÇÃO ESTÁ HORRÍVEL
“E vai piorar, seu ignorante. Remeto você ao item 4. Eu preciso de 69 milhões de votos. Se todo mundo no Brasil tiver nível superior (mas não destas nossas fábricas de diploma, só faculdades tipo Harvard), quantos você acha que vão votar numa rainha que manda o povo sair da Serra Fluminense pra escapar da chuva e ir morar no Leblon? Nenhum. É por isso que é assim mesmo: professor mal-pago e de cara feia, que falta 3 vezes por semana porque nestes dias está fazendo um bico. Se quiser educação boa, mude pra Luxemburgo, dizem que lá o professor é tudo PhD e milionário.”

6)    SÓ TEM DINHEIRO PRA ESTÁDIO, PRA SAÚDE, NADA
“Ora, ora, ora! Remeto você pros itens 3, 4 e 5. É fácil conseguir 177 votos no Congresso pra aprovar minhas contas de perucas, sapatos Prada e vestidos Versace? Tenho que inventar obras pros meus apoiadores de campanha e eles obrigarem os deputados que comem nas mãos deles a me apoiar. 
E quanto aos meus 69 milhões de votos de pobres pra me eleger? Preciso manter o povo distraído, alegre, se preocupando com o técnico do time, se o jogador está com o joelho bichado, enfim, estas preocupações que fazem o povo esquecer que nada nesta Sucursal do Inferno funciona, a não ser os meus esquemas hehehehhehehehe. O povo distraído jamais será vencido: vai todo votar em mim, pois eu dou estádio pra ele tomar cerveja enquanto vê as coxas e os novos penteados dos jogadores e esquece as coisas sérias da vida. Se eu der médico e posto de saúde vou estar admitindo que meu governo é tão ruim que adoece as pessoas. Eu dou é estádio.”

Pronto, se Maria Antonieta estivesse nos governando, a história seria outra, pelo menos, parava com este xaveco de propaganda enganadora. Cada um procurava logo comprar sua passagem pra Dinamarca e FARVEL, BRASILIEN... 

* toNy pacHeco é jornalista (bem feito, quem mandou não ser empreiteiro ou político?).

2 comentários:

  1. COMENTAR O QUE VÉI????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Compre uma passagem, o Aeroporto Dois de Julho lhe espera, com passagem só de ida. Bom mesmo é o país dos outros. Boa viagem...

    ResponderExcluir