Filmes Comentários

segunda-feira, 8 de abril de 2013

“VEJA” COMETE DOIS ERRINHOS AO FALAR DA COREIA


JORNAL COMENTADO 84

toNY paCHeco*

08.04.2013 – 6:15 – Segunda-feira

“O teatro da guerra”
(revista “Veja”)
“China faz alerta à Coreia do Norte”
(“Correio”)
Você não precisa ser analista internacional para entender: olhe bem este mapa. A China, que quer ser a maior potência mundial antes de 2025, pode ter um país poderoso militar e economicamente como uma COREIA REUNIFICADA bem nas portas de Pequim/Beijing? 

"Veja" esquece (sic) dois pontos fundamentais na análise da crise coreana e o "Correio" me faz lembrar que quando fui editor de Política Internacional na "Tribuna da Bahia", meus chefes Paulo Sampaio e Alex Ferraz determinavam que eu escrevesse sempre artigos de 15, 20 linhas no máximo, explicando aos leitores o que estava por trás das notícias publicadas, como a derrubada de Somoza, na Nicarágua, e do xá Pahlevi, no Irã e a ascensão dos aiatolás de toalha-na-cabeça. Hoje em dia os jornais só fazem publicar o que as agências mandam...
A revista “Veja” tentou fazer um relato didático e definitivo sobre o que está ocorrendo na Coreia da Norte, mas esqueceu alguns pontos significativos que invalidam, em parte, sua análise:
1) o principal dos pontos é "Veja" dizer que a China ESTÁ CONTRA A COREIA. Pelo contrário, os chineses, como sempre agem em sua diplomacia, fazem um “jogo de sombras”. Votaram na ONU a favor das sanções contra o governo do jovem Kim Jong-un para consumo internacional, pois são uma potência econômica capitalista que negocia com o Ocidente e precisa do Ocidente para ganhar mais, mas continuam sendo os abastecedores de tudo o que os coreanos do norte consomem: de trigo até alta tecnologia. A Coreia do Norte foi, até 1991, quando a União Soviética desintegrou-se, uma “colônia informal” da Rússia. Com o colapso do regime marxista soviético, a Coreia do Norte ficou órfã e se apegou à China Comunista como única tábua de salvação. A Coreia do Norte é apenas uma marionete chinesa. Nada mais que isso.
Desde 1991, Pequim/Beijing não mais abandonou seu aliado (a família dos Kim – Kim il-sung, Kim Jong-il e, agora, desde 2011, Kim Jong-un), pois NÃO INTERESSA À CHINA, EM HIPÓTESE ALGUMA, UMA COREIA UNIDA E PACÍFICA. Os chineses já têm o Japão como fortíssimo concorrente na área econômica. O que menos precisam é de uma Coreia reunida (Norte e Sul), que teria uma economia arrasadora e, ao mesmo tempo, um arsenal nuclear. Se a tecnologia atômica do Norte se juntar ao poderio econômico do Sul (a DÉCIMA QUARTA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO, segundo o Banco Mundial), a China teria um adversário econômico e um inimigo militar histórico bem na sua porta dos fundos, pois a Península Coreana está muito próxima de Pequim e dos outros grandes centros econômicos da China.
Uma Coreia unida teria 220 mil quilômetros quadrados (meia Bahia, quer dizer, um país enorme) e 75 milhões de habitantes. Seria, sem dúvida alguma, em pouquíssimo tempo, um dos 10 mais poderosos países do mundo e, ao contrário de Japão e Brasil (fortes economicamente, mas DOIS NADAS em termos militares), seria membro AUTOMÁTICO do Conselho de Segurança das Nações Unidas pelo seu poderio nuclear (livrando-se, claro, na reunificação, da monarquia stalinista dos Kim).
ISSO A CHINA NÃO ADMITE. Por isso, a China apóia incondicionalmente o regime monárquico stalinista dos Kim e se finge que está “irritada”, SÓ está fingindo mesmo;
2) “Veja” também não fala em nenhum instante da PROVOCAÇÃO do presidente Barack Obama ao presidente Kim Jong-un (um molecão de apenas 30 anos que assumiu o poder há somente dois). Obama sofre uma pressão interna nos EUA, desde o primeiro mandato, pois é tido pelos “falcões” do sistema industrial-militar como “frouxo” e, por isso, precisa dar demonstrações periódicas de que não é o que é. Resolveu fazer nestes meses de março e abril de 2013, MANOBRAS MILITARES CONJUNTAS com a Coreia do Sul na Península Coreana num momento em que o “molecão” da Coreia do Norte está em pleno trabalho de CONSTRUÇÃO DE SUA LIDERANÇA. Kim Jong-un foi educado na Suíça, não é um ignorante como seu pai Kim Jong-il e seu avô Kim il-Sung. Ele é visto com desconfiança pelos militares norte-coreanos, que temem que ele não consiga manter o país sob as rédeas da ditadura instaurada ali em 1948. As manobras que estão sendo feitas por Obama NESTE MOMENTO, formam um DESAFIO À JOVEM LIDERANÇA DE JONG-UN e ele teve que demonstrar que é “doido” igual seu avô e seu pai e, aí, está fazendo estas ameaças nucleares para CONSUMO INTERNO. Ele e o resto do mundo SABEM que ele não tem poder atômico para atacar os EUA, mas os norte-coreanos estão engolindo as bravatas, pois a mídia em Pyongyang é toda controlada pela ditadura local, não existe revista "Veja" lá... O ex-presidente Bill Clinton, dos EUA, muito mais experiente que Obama, certa vez suspendeu as manobras conjuntas com a Coreia do Sul só pra não colocar mais lenha naquela fogueira que é o Extremo Oriente. Então, os EUA estão colhendo, neste momento, o que plantaram. Bem-feito!

* tonY Pacheco é jornalista (DRT 966-BA) e foi editor Internacional da "Tribuna da Bahia" e autor de artigos sobre política internacional no jornal alternativo "O Inimigo do Rei".

Um comentário:

  1. Sua análise é boa e original, mas acho que culpar os Estados Unidos pelo que tá acontecneod é forçar a barra,porque o que você chama de "molecão" explodiu mais uma bomba em fevereiro.Então, as manobras são uma reação a bomba.

    ResponderExcluir