Filmes Comentários

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Direita e Esquerda ou Corpus Christi


Ricardo Líper

Vamos deixar de passar manteiga em focinho de cachorro.
 Direita existe e esquerda também.
Não vou historiar. Vou conceituar.
  De forma ampla, a direita, como teoria, filosofia, maneira de ser, até de se vestir e se expressar no mundo, tem por fundamento manter um status quo vigente que lhe dê privilégios. Ela nunca quer mudar nada porque está comendo bem, morando bem, roubando, muitas vezes para isso, sem ser importunada, enfim quer tudo para si e nada para os outros. Estou evitando dizer que são das classes dominantes e por isso defendem seu capital, propriedades, reagindo, reacionários portanto, a qualquer mudança. Evitei esse conceito porque ser de direita, seguir essa filosofia e comportamentos de direita é muito mais amplo do que parece. Um mendigo pode ser de direita e o proprietário de alguns bens ser de esquerda. Então vamos tentar chegar aos fundamentos de ambas as posições políticas, existenciais e psicológicas.
O que caracteriza a direita são duas coisas: acumular capital de qualquer maneira, quer dizer, a moral é de fachada, vale tudo nessa meta; explorar os outros até onde for possível, mandar em quem puder mandar de forma ditatorial, perseguir os outros e manter todo tipo de preconceito possível para hostilizar quem ela não precisa bajular. Psicologicamente falando é uma personalidade que fica de quatro para os poderosos para ver se consegue manter ou acumular mais capital, sem trabalhar, através de negociatas e é extremamente violenta com os seus subalternos ou quem não lhe pode facilitar nada para acumular o capital. É uma fera, portanto, no sentido pior dessa palavra. Não tem moral alguma, nem honra, nem respeito a si ou aos outros. Tudo é representação para conseguir acumular capital. Interessante como os médicos e psiquiatras do século XIX não caracterizam isso como doença. Freud chegou a falar de fase anal, mas não fez a sua sociologia. Os ideólogos da direita são o nazismo, o fascismo, ditaduras perversas que vez por outra defendem ou têm saudades. Gostam do ditador desde que ele lhe dê privilégios. Gostam do carrasco e ficam lambendo os pés dele para obter migalhas. A personalidade da pessoa de direita é essa. Todos são fascistas. Odeiam a democracia, a liberdade de imprensa, negros, pobres e todos aqueles que podem alterar o seu pequeno reino no qual mandam porque têm dinheiro.
A esquerda é o oposto. Ama o próximo. Penaliza-se com a miséria alheia. Quer mudar isso. Sei que os mais racionalistas não gostaram. Mas estou falando de um tipo de personalidade. O sujeito de esquerda quer respeitar o próximo. Não gosta de humilhar o semelhante seja pela cor, por culturas diferentes, por comportamentos diversos, ou seja lá porque seja. O de direita sente prazer em maltratar os outros e puxar o saco dos poderosos. É um doente na realidade. Essa é a essência da personalidade de direita. Por isso a esquerda abraçou a causa dos operários, dos trabalhadores, dos pobres, dos negros, dos que se relacionam sexualmente com o mesmo sexo, das prostitutas, enfim, de todos os que sofrem. Dos que a direita, como os psicopatas, quer exterminar, fazer sofrer, matar se puder. Serem excluídos do banquete grotesco da direita.  Não estou sendo poético não. Estou sendo, cientificamente falando, descritivo e com absoluto rigor. Só que ser de direita e de esquerda não é só seguir ou dizer que segue tal ou qual teoria tida como de direita ou esquerda. Exemplo: o Cristo como foi descrito na nossa civilização, foi de Direita ou de Esquerda?  De esquerda, claro. Os seus representantes hoje são o quê?  De direita, a maioria. Uns poucos seguem verdadeiramente o que Cristo pregou. O resto só quer dinheiro, poder e perseguir o semelhante e o pior, em nome de Deus. Se isso tudo existe, é verdadeiro. Isto é, se fosse eu que acreditasse no céu e no inferno, morreria de medo das consequências de ser de direita e ser cristão. O castigo, todos nós sabemos, será grande. Por isso que o povo diz, diante da injustiça, "entrego a Deus".

A humanidade percebeu isso e todos os teóricos de esquerda, Bakunin, Marx, Engels, Rosa Luxemburgo e muitos outros geraram uma teoria ou filosofia de esquerda. Diferentes em detalhes, mas coerentes no que pretendiam porque vieram de personalidades que queriam de fato, como o Cristo, o bem do próximo, incondicionalmente, aceitando os outros como são. A luta política hoje é e sempre foi entre a direita e a esquerda. Entre a ditadura disfarçada e a democracia verdadeira que sempre foi de esquerda. O socialismo é apenas o desejo imenso que temos de que não existam explorados e miseráveis, que todos nós sejamos iguais na luta para sobreviver. Poder pagar as contas, viver como gente, em casas habitáveis, ter alimentação e poder criar os filhos se tiver vontade de ter filhos. É isso que esquerda quer e a democracia também para que todos, sim, todos, de todas as cores e pensando o que quiserem, poderem se expressar em pé de igualdade sem medo, sem restrições. Enfim, como disse Cristo, como irmãos. Diante disso você já pode identificar quem é de direita e quem é de esquerda. Mesmo escondidos sob o manto religioso para disfarçar seu fascismo. O demônio é, antes de tudo, um dissimulado. Ele se diz democrático quando é fascista, socialista quando é capitalista, anti-racista quando é racista e cristão quando na realidade é demoníaco.  Só se sabe se estamos diante do demônio através de seus atos, que vão de encontro ao que o Cristo disse: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Um comentário:

  1. No Brasil, Liper, não esquerda nem direita, tem a mamadeira generalizada. Todo mundo mamando, PCdoB, DEM, PT, PV, PSDB, PSB e toda estasopa de let4rinhas.

    ResponderExcluir