Filmes Comentários

sexta-feira, 17 de maio de 2013

E SE NÃO TIVÉSSEMOS FUTEBOL, TERÍAMOS NOBEL???


JORNAL COMENTADO 106

17.05.2013 – 7:28 – Sexta-feira

TONy paCheco*

"LIBERTADORES

Grêmio perde para o Santa Fé
e é o quarto brasileiro eliminado
"

("Folha de S. Paulo")


"CRISE TRICOLOR
No Bahia, o último a sair apaga a luz."
("Correio") 
Esta é a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, terror do estudante brasileiro, que não consegue decorar 118 elementos úteis à sua vida, mas nome de jogador de futebol, sabe pra mais de 1.000...
Ao ver o intenso debate que se dá na imprensa baiana sobre o destino de todos os dirigentes, jogadores e pessoal técnico do Esporte Clube Bahia, com detalhes e minúcias QUE ASSOMBRAM, lembrei-me que em minha época de “ginasiano”, como era chamado o Primeiro Grau, adolescentes brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, ficavam revoltados quando tinham que decorar os elementos da Tabela Periódica de elementos químicos da natureza e criados pelo homem. Ficávamos revoltadíssimos de ter que saber informações sobre menos de 100 elementos QUE COMPUNHAM OS NOSSOS CORPOS E TODO O PLANETA.
Hoje, quando a Tabela Periódica vai do Hidrogênio, o primeiro elemento, até o Ununóctio (pronuncia-se um-um-óctio), que é o centésimo décimo oitavo elemento, os estudantes brasileiros não precisam decorar mais nada, pois a maioria dos professores acha “irrelevante” saber isso de cor e salteado, como se dizia.
É, MAS SABEM O NOME DOS 23 JOGADORES DA SELEÇÃO DE FUTEBOL e são capazes de desfiar, uma a uma, as características físicas, técnicas, de talento e médicas da maioria dos jogadores. E mais, além destes que sabem tudo da nossa Seleção, há uma quantidade incrível daqueles que, aqui em casa, em campeonatos de sinuca que promovemos sempre, são capazes de dizer os jogadores do Barcelona, Real Madrid, Inter de Milano, Porto, Chelsea, Bayern Munich etc. etc. etc. E mais, também os nomes dos jogadores, com suas respectivas posições e características técnicas e de talento pessoal do Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo e, claro, do Bahia e do Vitória. No total, como fiz questão de verificar há duas semanas, a rapaziada sabia os nomes e características de mais de 100 jogadores, o que dá um total de QUASE 500 INFORMAÇÕES INÚTEIS que estão ali, na memória, sem a menor utilidade prática.
E por que digo inúteis? Porque o mundo já assistiu 19 copas do mundo de futebol e o Brasil ganhou, até agora, apenas cinco. Para um País que respira futebol, come futebol e só fala de futebol, deveríamos ter ganho, no mínimo, na pior das hipóteses, uns 10 torneios. Mas, pelo contrário, até a Copa que foi realizada aqui, em 1950, perdemos para o Uruguai e segundo as más línguas, já “está tudo acertado” para ganharmos a do ano que vem. Mas, aí é assunto para a EUROPOL, a polícia européia verificar, já que ela já constatou que a FIFA “negociou” resultados de copas do mundo e até de campeonatos nacionais pelo planeta a fora.
E, finalmente, vamos nos lembrar, NÃO HÁ UM ELEMENTO QUÍMICO na Tabela Periódica DESCOBERTO POR BRASILEIROS, ASSIM COMO NUNCA GANHAMOS UM NOBEL EM NADA. 
Pelé empunha a Taça Jules Rimet que ao chegar ao Brasil seria logo roubada e nunca recuperada: precisamos nos dedicar àquilo em que somos bons. E bota bom nisso!

Em compensação, a Taça Jules Rimet, do Tricampeonato Mundial de Futebol, foi ganha por Pelé e seus colegas na Copa do Mundo de 1970. Só que, ao chegar ao Brasil, foi ROUBADA. E, aí, eu pergunto: POR QUE NÃO LEVAMOS A SÉRIO ESTE NEGÓCIO DE CORRUPÇÃO NESTE MOMENTO HISTÓRICO QUE ESTAMOS VIVENDO e nos especializamos em ROUBAR?
Nem Química nem futebol. Seríamos um país de ladrões. O maior país de ladrões do mundo, suplantando Paraguai e China. Falsificaríamos tudo: relógios, TVs, iPhones, substâncias médicas, automóveis, aviões, navios. E mudaríamos o nome do Brasil para Chinaguai ou Parachina. Tanto faz!

* tonY Pacheco é jornalista, já foi psicanalista, economista e radialista e acredita que tudo vai mudar PARA PIORAR OU FICAR NO MESMO.

Um comentário: