Filmes Comentários

segunda-feira, 6 de maio de 2013

IMPRENSA ACHA GREVE NA POLÍCIA COISA BANAL


JORNAL COMENTADO 99

06.05.2103 – 6:23 – Segunda-feira

toNY Pacheco*

“Polícia Civil faz paralisação de 24 h e discute greve”
(“Correio”)

"Um policial que arrisca sua vida pela segurança dos demais deve ser reconhecido e premiado pelo Estado com um bom salário, bolsas de estudo para seus filhos e espaços de convivência para sua família".
(Enrique Peña Nieto, atual presidente do México, na "Veja" desta semana)

Depois de ignorar o movimento dos policiais militares durante meses, a imprensa tomou um susto quando a PM baiana decretou greve no final de janeiro de 2012 e levou o movimento até a véspera do Carnaval.
Hoje, apenas uma MINÚSCULA notinha no “Correio” fala sobre um outro movimento que nasce: a Polícia Civil entra em greve hoje, às 8 horas da manhã, e só volta ao trabalho amanhã, no mesmo horário.
Não vimos nenhuma TV, rádio, site, blog ou jornal ouvir os líderes do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) sobre as REIVINDICAÇÕES dos grevistas. É COMO SE NÃO INTERESSASSE À POPULAÇÃO O QUE OS POLICIAIS ESTÃO PASSANDO. A mídia dá, hoje, segunda-feira, páginas e páginas aos resultados ridículos do futebol chinfrim da Bahia, mas NÃO TEM ESPAÇO PARA A GREVE DA POLÍCIA CIVIL.
Aí, quando os policiais estão paralisados, a mídia acorda e começa a reclamar que está tendo violência desenfreada por causa da greve, como aconteceu no ano passado.
E aguardem, por causa do AUMENTOZINHO de 2,5% (DOIS E MEIO POR CENTO) numa inflação nacional de 6,59%, a Polícia Militar também não demora a mostrar suas garras.
E, em Brasília, corre na surdina um movimento para transformar, de vez, a greve de policiais em PROIBIÇÃO TOTAL, como se fosse possível dizer a homens armados que eles não podem nem devem defender seus direitos. Como diria minha amiga BigLôra, “balaio de pinha, vontade você tinha”.
E vem bomba por aí. Começa hoje...

DIA DAS MÃES GOSTOSAS

“Especial Dia das Mães”
(“Jornal Pida”)


Quando eu era editor do caderno “Lazer&Informação” do jornal “A Tarde”, os estúdios Marvel resolveram lançar uma HQ em que Super-Homem (Superman) morria. Então, pedi ao artista plástico Carlos Rodrigues que mudasse a capa do  caderno dominical de “A Tarde”. Tirasse o nome “L&I” em Times Roman e colocasse em seu lugar, com fonte Gótica, “PLANETA DIÁRIO”, com a manchete: “Super-Homem morreu”.
O então vice-diretor da Redação, Cruz Rios, pediu a minha demissão por causa da ousadia. Não fui demitido, mas, a partir dali, ele instaurou a censura prévia a tudo que fazíamos, mas contávamos com a cumplicidade inteligente do diretor principal, Jorge Calmon, e com um dos donos, Sérgio Simões, para CONTINUARMOS NOSSAS OUSADIAS.
E por que falo isso? Porque neste domingo, tomando cerveja com um rebanho de marmanjos no Porto da Barra, eis que Tarso de Irecê me mostra, de pura sacanagem, um “Jornal Pida” e diz candidamente: “olhe véi, os muvuqueiros do Pida pensaram  no Dia das Mães. Legal, né?” e me deu o jornalzinho. Eu, inocente, fiquei imaginando, porr..., como é que estes caras conseguiram colocar Dia das Mães, um negócio tão careta, neste tipo de jornal? E quando abro, tchan tchan tchan!!! Duas páginas centrais com fotos de duas mulheres gostosas com a bunda na rua. E que bundas...
Pela ousadia-sem-medo-de-ser-feliz, o destaque da semana é para as MÃES GOSTOSAS do Dia das Mães do Pida, por mais doido que isso pareça.
Ah, em tempo, um dos gaiatos que estavam conosco, Ítalo, jogador de futebol, disse: “ô véi, no Egito filho não casava com mãe? Com uma mãe dessa eu casava...”
Olhem, me deixem!

MAIS UM DOMINGO SEM ÔNIBUS

(não deu em nenhum jornal, TV, rádio, site ou blog, como sempre)

D. Lourdes partiu de sua casa, ontem, domingo, às 8:50 da manhã em direção ao ponto de ônibus na Fazenda Grande do Retiro, para usufruir do DOMINGO É MEIA, do prefeito ACM Neto, uma das melhores coisas que ele bolou até agora.
Mas, às 10:30 da matina ainda não tinha passado um ônibus sequer em direção ao Centro da cidade. Ela, revoltada, pegou o primeiro que passou em direção ao Largo do Tanque, saltou ali e pegou outro em direção ao Centro. Chegou no destino ao meio-dia, TRÊS HORAS E DEZ MINUTOS DEPOIS, num trajeto que ela leva normalmente 45 minutos. Acabou gastando duas meias passagens e, aí, seu Domingo é Meia virou um DOMINGO É INTEIRA...
Isso é uma ESCROTIDÃO com o povo baiano.


* tonY Pacheco é jornalista profissional e tem formação ainda em Psicanálise, Economia e Radialismo. Ah, e é doente também ...


Um comentário:

  1. Sabe o dia que vai ter onibus domingo Pacheco? Quando galinha tiver dente......................

    ResponderExcluir