Filmes Comentários

terça-feira, 14 de maio de 2013

“TRADE TURÍSTICO” ACORDOU: TURISTAS ESTRANGEIROS NÃO VIRÃO PARA AS DUAS COPAS


JORNAL COMENTADO 104

14.05.2013 – 6:09 – Terça-feira

tonY PacHeco*

“Trade turístico rebate o secretário Ney Campello”
(“Tribuna da Bahia”)
O quê o europeu vai preferir em junho/julho? Ir para Tenerife nas Ilhas Canárias ou pagar o dobro para pegar chuva em Salvador? Fica com os governantes e o "trade" a resposta...
O que estamos dizendo neste blog há mais de quatro anos (vide posts no nosso endereço anterior http://osinimigosdorei.blogspot.com, sem o número 3), finalmente o “trade” turístico da Bahia entendeu: estas duas copas, a das Confederações, no mês que vem, e a de 2014, Copa do Mundo, não significarão quase nada em termos de aumento do fluxo de turistas estrangeiros para Salvador nem para o Brasil. E, pior, nada significarão em termos de melhoria de nossa infraestrutura. Na Europa é Verão no Mediterrâneo, o que o europeu vem fazer aqui? Pegar chuva e sentir frio? Esperar ônibus lotado ou ser estuprado em vans? Não poder tirar fotos nas ruas com seus possantes celulares com câmera para não ser assaltado e morto? 

Vamos nos ater à falácia das Copas em Salvador.

1. O que mais era esperado e alardeado para a capital baiana? O metrô. Finalmente, este “ferrorama”, no dizer do radialista Abrahão Brito, da FM Metrópole, sairia dos escombros deixados entre a Lapa e Pirajá, e se transformaria num metrô de dois ramos (que eles insistem em chamar de “tramos”): um da Lapa até Pirajá e outro da Rótula do Abacaxi até o Aeroporto Internacional.
E o que se viu? Falta apenas um mês para a Copa das Confederações e somente 12 meses para a Copa do Mundo e o metrô não ficará pronto. O máximo que pode acontecer é inaugurarem os 6 km entre a Lapa e a Rótula do Abacaxi, que é um percurso que NÃO SIGNIFICA NADA em termos de mobilidade urbana.
2. A Rótula do Abacaxi, considerada a maior obra de infraestrutura viária em execução no Brasil, foi feita toda errada, pois planejada por especialistas rodoviários sem nenhuma tradição em trânsito urbano. Deu no que deu: os viadutos estão lá, mas OS ENGARRAFAMENTOS CONTINUAM, pois mantiveram os principais dois sentidos debaixo dos viadutos com uso de um verdadeiro labirinto. Quem vai do Retiro para o Iguatemi e vice-versa, faz verdadeiros malabarismos debaixo do conjunto de viadutos. RIDÍCULO e PATÉTICO são os dois adjetivos para esta obra que está custando milhões de dólares.
3. A recuperação do entorno do Estádio da Fonte Nova é outra balela. Sou morador da área. Não recuperaram nada. Não conseguem sequer asfaltar as ruas do bairro onde está o estádio, nem tampouco requalificar os passeios (o passeio de 1 metro de largura com postes no meio na Ladeira da Telebahia é EMBLEMÁTICO da inépcia dos engenheiros que comandaram a construção do estádio). Nesta artéria, que é a maior lateral do estádio e cheia de vegetação, poderia ter sido construído um “boulevard” de uns 4 a 5 metros de largura, com mirante para o conjunto esportivo, que seria um MARCO TURÍSTICO para Salvador. Mas o quê fizeram os engenheiros? Mantiveram o passeio de 1 metro de largura e os postes no meio deste passeio ridículo e ainda construíram UM MURO DE PENITENCIÁRIA COM ARAME FARPADO EM CIMA. Quer dizer, nas duas menores fachadas do estádio, na Ladeira da Fonte das Pedras (Ladeira da Fonte Nova) e no Dique, puseram gradeado suave e moderno. Já na maior fachada e mais bonita, por causa da vegetação, a Ladeira da Telebahia (Rua Professor Hugo Baltazar da Silveira e Rua Professora Anfrísia Santiago), MURO DE PENITENCIÁRIA. Ninguém merece.
E o resto do bairro do estádio? Buracos em todas as vias, passeios irregulares e até o parque do Dique, em frente à tal Arena, TUDO TOSCO. A Conder nem está aí para os passeios fora do padrão anterior, AUSÊNCIA TOTAL de ajardinamento (não recuperaram o excelente trabalho paisagístico feito sob inspiração do falecido senador ACM, o velho, com quem eu conversei várias vezes durante as "andadas" dele por ali, SEM SEGURANÇAS) e ainda MANTIVERAM quiosques abandonados juntinho do estádio. Um verdadeiro horror.


Um forno de microondas sem ventilação alguma e sem acústica. A Arena Fonte Nova.
4. Finalmente, a cereja do bolo: a Itaipava Arena Fonte Nova. Ali tem erros grotescos: a) a distância entre as filas de cadeiras é mal calculada, pois se alguém resolver sair pra ir ao banheiro ou qualquer outra coisa, todo mundo que está na fila de cadeiras TEM QUE LEVANTAR; b) não há VENTILAÇÃO, pois fecharam 90% do estádio com vidraças, ao contrário do estádio anterior, que era aberto em todas as laterais, propiciando ventilação natural. Como a Arena não é um shopping, que tem ar condicionado central, O LUGAR PARECE UM FORNO DE MICROONDAS EM DIAS DE CALOR; c)  a acústica é NULA. Quem viu a festa inaugural ficou estarrecido. NÃO SE OUVE NADA. Os mesmos erros cometidos pelos engenheiros do antigo Balbininho, há mais de 60 anos, foram REPETIDOS pelos engenheiros atuais. Ali NÃO PODERÁ HAVER SHOWS MUSICAIS, ao contrário do que diz a propaganda, pois a ACÚSTICA É NULA.
Eu teria vergonha de assinar o projeto deste estádio.

ENTÃO, QUEM GANHOU COM AS COPAS?

Os de sempre. As megaconstrutoras e os políticos que arranjaram as obras da Copa para elas. E, claro, a multinacional FIFA, INVESTIGADA E DENUNCIADA PELA EUROPOL como uma entidade que manipula o resultado dos jogos de futebol em todo o mundo (as denúncias estão na Internet; coloque no Google “corrupção na FIFA” e você verá milhares de referências).
E, agora, o trade entendeu que os hotéis vão ficar vazios, pois uma coisa os brasileiros que fugiram das aulas de Geografia na escola não entenderam:  COPAS SÃO REALIZADAS EM JUNHO/JULHO, PORQUE É VERÃO NOS PAÍSES RICOS (AMÉRICA DO NORTE E EUROPA), MAS AQUI NA BAHIA E EM TODO O NORDESTE, É TEMPO DE MUITA, MUITA, MUITA CHUVA.
Você iria fazer turismo num país chuvoso em plena época de chuvas? NÃO, né mesmo? Então, porque os europeus deixariam as deliciosas praias da Catalunha e Andaluzia, das Ilhas Canárias, do Algarve-Madeira-Açores, da Riviera Francesa, da Riviera Italiana, da Dalmácia e de todo o Adriático, das Ilhas Gregas, para vir tomar chuva em Salvador, Recife, Natal e Fortaleza? E os norte-americanos, que nem de futebol gostam? É Verão também nos Estados Unidos e Canadá e todos se picam para as maravilhosas praias da Califórnia e Flórida, nos EUA; da Baja California, Acapulco e Riviera Maia, no México; para as dezenas de ilhas do Caribe (Bermuda, Bahamas, Virgens, Puerto Rico, Barbados etc. e tal). Por que viriam tomar chuva ou sentir frio no Brasil em pleno período de férias? DÃÃÃÃÃ!!!

* tonY Pacheco estudou Jornalismo, Economia, Psicanálise e Radialismo e fala com propriedade sobre Geografia, pois foi professor desta matéria no antigo Colégio Hugo Baltazar da Silveira, no Campo da Pólvora, regido pelo "Professor Raimundo", de quem tem muitas saudades.

Um comentário:

  1. O que as pessoas não suportam é que vcs do inimigo falam sobre o que conhecvem e nosso governo e a imprensa não sabem é nada de nada.

    ResponderExcluir