Filmes Comentários

segunda-feira, 13 de maio de 2013

POR QUE NETINHO TEVE QUE IR SE TRATAR EM S. PAULO?


JORNAL COMENTADO 103

13.05.2013 - 6:20 - Segunda-feira

tonY pacheco*

“Eram os deuses astronautas?”
(livro de Erich von Daniken)

“Eram os médicos deuses?”
(bom título para um livro baiano)

“Netinho dá sinais de recuperação no Hospital Sírio-Libanês em S. Paulo”
(“Tribuna da Bahia”)

“Cantor Netinho permanece internado em estado grave”
(“O Estado de S. Paulo”, on line)

“Netinho”
(“Fantástico”, da Rede Globo, no domingo)

(“A Tarde”, on line)


                                 "Lição de Anatomia do Dr. Tulp", pintado por Rembrandt
O noticiário sobre a doença do cantor Netinho me levou aos tempos em que li “Eram os deuses astronautas?”, do escritor suíço Erich von Daniken, que esteve palestrando recentemente no Brasil. E diante dos acontecimentos no Hospital Aliança, aqui em Salvador, e da ausência quase que total de investigação da mídia baiana, fiquei matutando se não deveria começar a escrever um livro semelhante ao de Daniken, desta vez intitulado, “Eram os médicos deuses?” Pois só isso explicaria o verdadeiro terror que é para a imprensa falar sobre possíveis erros médicos, como se estes profissionais não fossem simples seres humanos, como nós, passíveis de erros, e sim deuses sobre os quais não se pode falar, como Allah, Jesus ou Jeová.
Só consegui ler um trechinho tocando, muito por alto, num possível erro médico, no paulista “Estadão” on line: “Entretanto, durante o procedimento, uma artéria se rompeu e o cantor precisou passar por uma pequena cirurgia. Desde então, enfrenta complicações.” O tal procedimento foi a retirada de material do fígado do cantor para fazer uma biópsia para estabelecer a natureza benigna ou maligna do tumor encontrado no órgão e tal procedimento foi realizado pelos médicos no Hospital Aliança, em Salvador, e depois do que o jornal paulista chama de “complicações”, o cantor foi retirado do hospital local e levado para o Sírio-Libanês de São Paulo, um dos melhores nosocômios (muito chic esta palavra) do Brasil.
E, aí, ficam as perguntas que não querem calar e que os grandes jornais baianos, as TVs baianas, as rádios baianas, os sites e blogs baianos que têm estrutura de reportagem têm condições de verificar e oferecer ao público como dever de ofício: 1 - o quê aconteceu mesmo com o cantor Netinho foi erro médico ou destes azares que acontecem em nossas vidas? 2 – a medicina baiana não tem condições de resolver estes problemas considerados mais graves, nem mesmo nos hospitais particulares locais, e o paciente tem mesmo que ser levado para longe de Salvador?
Não acredito que nós, o povo, teremos uma resposta a estas questões. Mas fica a esperança. A conferir.
Já a irmã do cantor, Claudia Andrade, revelou no "Fantástico" que ele apresentou uma melhora no domingo. "Ele está se sentindo bem, já sorriu para nós. Estamos muito felizes", disse Claudia. As pessoas do Bem também estão felizes e fazemos uma corrente de pensamento positivo para Netinho.

“Neta de líder comunista está entre os mais ricos da China”
(“Folha de S. Paulo”)


                           Kong, neta de Mao: o vovô anticapitalista está rendendo muito dinheiro 

Kong Dongmei. Este é o nome da neta do líder revolucionário marxista Mao Tsé-tung, também conhecido na nova grafia latina do mandarim como Mao Zedong. Ela e o marido aparecem na lista dos mais ricos da China Comunista, causando um fuzuê dos diabos nas grandes metrópoles chinesas, mesmo o país vivendo sob uma ditadura que controla terrivelmente a imprensa e a Internet. Mas, o disse-me-disse e o boca-a-boca nenhum ditador controlou nem jamais controlará.
Kong Dongmei amealhou parte de sua magnífica fortuna vendendo livros sobre seu avô revolucionário, um homem que matou milhões e milhões de chineses para impor uma Revolução Cultural na qual foi extinta a propriedade privada e qualquer possibilidade de fortuna pessoal como a de Kong Dongmei.
A notícia está na revista "New Fortune", chinesa, que diz que Dongmei e seu marido têm fortuna de 5 bilhões de yuans ou R$ 1,7 bilhão. Dá para construir quatro estádios como a Fonte Nova, se não tiver que pagar os “por fora”...
E mais, quando você é neta de revolucionário num país comunista, ainda pode desrespeitar a lei. Na China o casal só poderia ter um filho, mas tem três ilegais, pois filhos de uma relação extraconjugal não permitida.
E aqui, nos trópicos, um jovem filho de ex-presidente da República, na época que o pai estava no poder, conseguiu vender sua empresinha de joguinhos de computador por R$5 milhões para uma empresa telefônica que tinha como sócio o banco público federal de desenvolvimento. Hoje, o rapaz é um novo milionário e a telefônica que comprou sua empresinha, pôde se juntar a uma outra e se tornou uma gigante da telefonia sob as bênçãos governamentais.
E pra terminar, como diria Marina Lima, “quem vai juntar os caquinhos do velho mundo?”

* tony Pacheco é jornalista profissional, estudou também Economia, Psicanálise e é radialista, mas o que ele é mesmo é inconveniente.

7 comentários:

  1. E como dizia Roberto Freire, viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu

    ResponderExcluir
  2. Camila França
    08:29 (55 minutos atrás)

    Tony,

    Também me questionei quanto a piora de Netinho após procedimento médico. questionei-me se não foi erro médico, e também achei estranho ninguém comentar. O que também achei estranho foi no domingo, no Fantástico, a equipe médica atribuir a piora de Netinho à hormônios asteroides. Achei que deveríamos, como imprensa, questionar.

    Ótimo questionamento.

    ResponderExcluir
  3. Olá Tony, eu aqui, a exemplo de todos os baianos, estamos em dúvida quanto à capacidade dos nossos hospitais mesmo os de primeira linha como o citado. Quer dizer então que, quem não tiver recursos financeiros para viajar em UTI área para São Paulo, tem como destino, irremediável, a morte? Ora bolas e os planos de saúde com mensalidades caríssimas que nós pagamos não adiantam nada então ? Temos que nos apegar com Deus; e quem não acredita nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinaldo,

      Ricardo tá tão apavorado que já está fazendo consultas pra mudar pra um plano de saúde que dê acesso ao Sírio-Libanês. É sério. Veja a que ponto chegamos. Saúde pública e privada, ambas desmoralizadas no País de Todos os Nós.

      Excluir
  4. Como é bom saber que tem pessoas como você que procuram saber a verdade. Achei pura falta de ética os médicos, que atenderam Netinho, expor a vida dele, em nível nacional, e ainda afirmarem que o estado dele se agravou por culpa do uso de medicamentos que ele fazia (que por sinal, os mesmos médicos, na reportagem, afirmaram serem remédios receitados por outros médicos, ou seja, ele não fazia uso de forma indevida) e sem vergonha nenhuma na cara dizerem ainda que não sabiam desse uso, sendo que um deles afirmou que acompanhava Netinho a mais de sete anos... Ridículo. Netinho fez uma biópsia desnecessária em microtumores no fígado, que tem altas chances de sangrarem. Além disso, o procedimento foi mal feito. Liberaram o rapaz, que foi para casa e retornou ao hospital com um hematoma na região abdominal. Não trataram a questão de forma devida, negligenciaram o caso, resultado: infecção grave que quase o matou. O que me revolta nisso tudo é ver a cara de pau dessa gente, se aproveitando da ausência para jogarem a culpa nele por ter ficado em estado grave. Quem conhece Netinho sabe o quanto ele se cuida, o quanto é preocupado com sua saúde e o quanto faz para se manter saudável. Ele é totalmente contra qualquer forma de degradação da saúde. É triste saber que esses médicos estão se aproveitando da ausência dele para se livrarem do julgamento popular e possível investigação do conselho de medicina. Mas como estamos no país da impunidade, só nos resta continuar rezando e pedido aos céus a completa cura de Netinho! Mais uma vez, parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  5. Nem de Netinho eu gosto. Embora quero que ele viva. O que eu gostei foi do filho do expresidente. É Lula e Lulinha? Porque não disseram os nmes? Tão co m medo putas?????

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos, uma correção, a UTI é aérea e não área, perdoem a nossa falha !!!!

    ResponderExcluir