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quarta-feira, 17 de julho de 2013

Gasolina rompe barreira de 3 reais e Petrobras, em crise, continua esbanjando.


JORNAL COMENTADO 137
6:27 – 17.07.2013 – Quarta-feira

Tony pacheco*

Petrobras deve R$7,3 bilhões, vive à beira do caos e cobra gasolina a 3 reais o litro
(o que você não verá nas propagandas milionárias da Petrobras)
Em Salvador, em vários postos, já se pagam 3,04 e até 3,09 reais por um litro de gasolina, embora haja alguns que ainda façam promoções abaixo disso. O brasileiro paga uma das mais caras gasolinas do mundo e, curiosamente, deveria ser a mais barata, pois um quarto (25% da nossa gasolina) é álcool misturado. Também consumimos uma das mais poluentes gasolinas do planeta, com 1.000 partes por milhão (ppm) de enxofre (sim, aquilo que tem no inferno dos cristãos...), daí a quantidade de doenças respiratórias nas grandes cidades brasileiras, com todo mundo cafungando nos ônibus, nas reuniões sociais, parecendo que somos um povo usuário de cocaína. Enquanto isso, na Europa e no Japão, a gasolina só tem 30 ppm de enxofre e nos EUA, que são mais relaxados, 200 ppm. Mas, olhe  a diferença para 1.000 ppm...
E por que todo este sofrimento no bolso e nos pulmões? Porque a Petrobras é gerida não como uma empresa e, sim, como um cabide de empregos e despesas nunca bem explicadas. Por exemplo, em 2012, a Petrobras gastou R$61 milhões em “projetos esportivos”. Projeto esportivo é a finalidade de uma empresa petrolífera? Em 2012, a Petrobras gastou R$189 milhões em “projetos culturais”. Projeto cultural é a atividade-fim de uma empresa petrolífera? Em 2012, a Petrobras gastou R$201 milhões em “projetos sociais”. Projeto social é obrigação dos ministérios de combate à pobreza dos governos federal, estaduais e municipais, com os ESCORCHANTES IMPOSTOS QUE PAGAMOS, ou de uma empresa petrolífera? Em 2012, a Petrobras gastou R$285 milhões em propaganda, o mesmo que já tinha gasto em 2011, e em 2010 já tinha gasto R$263 milhões. Pergunta-se: uma empresa que detém o monopólio do refino e da distribuição de combustíveis (todo mundo tem que comprar nas mãos da Petrobras e ponto final) precisa de propaganda pra quê? 
Veja que você liga as TVs aberta ou fechada, você liga o rádio, abre o seu computador ou folheia seu jornal ou revista predileto e lá está a PROPAGANDA DA PETROBRAS. Ora, se a Petrobras vendesse carro, tudo bem, pois teria dezenas de fabricantes concorrendo com ela. Se vendesse refrigerante, tudo bem, pois além dos monstros Coca-Cola e Pepsi, teria que concorrer com marcas de refri de fundo de quintal que aparecem em cada esquina nas grandes cidades.
Mas gasolina, etanol, diesel??? Todo mundo que vende estes combustíveis tem que comprar nas mãos da Petrobras, não tem outro fornecedor. Então, PRA QUÊ PROPAGANDA SE VOCÊ É O ÚNICO FORNECEDOR?
Se a Petrobras cuidasse de sua atividade-fim, que é fornecer combustíveis de qualidade a preço justo para os brasileiros, sem dúvida, a nossa gasolina custaria a metade do que custa atualmente. Mas, como fica patrocinando quadrilha junina e boi-bumbá, além de entupir os meios de comunicação com propaganda com historinhas de seus funcionários, então, pagamos A MAIS CARA GASOLINA DO MUNDO.

COMBUSTÍVEL CARO E POLUENTE

Além de nos vender um combustível caríssimo, a Petrobras NÃO INVESTE EM DESPOLUIÇÃO de seus combustíveis como devia. Suas propagandas auto-elogiosas não dizem aos brasileiros que o diesel brasileiro tem mais enxofre do que em qualquer país desenvolvido. São entre 500 e 1.800 partículas de enxofre por milhão. Enquanto isso, na Europa são 10 (eu disse, DEZ) partículas por milhão. E começa-se um movimento para reduzir para 5 ppm, enquanto o diesel da Petrobras foi reduzido agora para 50 ppm, mas NENHUM CAMINHONEIRO está procurando, pois para usar o novo combustível S-50, é necessário limpar tanque e todo o sistema de alimentação dos caminhões e ônibus, o que gera uma despesa insuportável para os proprietários dos 500 mil ônibus e 2,4 milhões de caminhões. Quer dizer, vamos continuar NOS ENVENENANDO com o diesel cheio de enxofre.

São 43 milhões de automóveis no Brasil na atualidade e 20 milhões de motos. Não se trata mais de uma minoria, como antigamente. Somando todos os veículos, são quase 70 milhões num universo de 200 milhões de brasileiros e, aí, pergunta-se, POR QUE O BRASILEIRO NÃO REAGE AO COMBUSTÍVEL CARO E POLUENTE FORNECIDO PELA PETROBRAS? Fica a pergunta no ar, pois se por 20 centavos começou uma revolução nas ruas que se virou para a saúde, a insegurança e a educação ruim, POR QUE 70 MILHÕES de responsáveis por veículos no Brasil não ficam indignados com a Petrobras?

À BEIRA DA FALÊNCIA?

Há um mês, a Petrobras ficou impedida de importar e exportar petróleo porque tinha uma dívida de R$7,3 bilhões de reais, causando um verdadeiro alvoroço nos gabinetes de Brasília, pois a falência da maior empresa brasileira teria repercussões funestas para a economia nacional. No entanto, com toda a crise, a Petrobras continua gastando milhões e milhões e milhões de reais fora de sua atividade-fim, além de fazer compras no mercado internacional completamente equivocadas, como a refinaria de Pasadena, nos EUA, pela qual gastou 1,2 bilhão de dólares (mais de 2,5 bilhões de reais), quando o valor de mercado era infinitamente inferior a isso, causando prejuízo de milhões e milhões de dólares ao Brasil. 
E tome-lhe gasolina cara no... tanque de combustível do brasileiro...

* tony Pacheco é jornalista-radialista profissional e estudou Economia nas universidades federais UFJF e UFBA.

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