Filmes Comentários

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SE MÉDICO BRASILEIRO MALTRATA, QUE VENHAM OS CUBANOS!

JORNAL COMENTADO 149
6:38 - 28.08.2013 - Quarta-feira

tony PACHECO* 

“Pacientes do SUS relatam problemas mesmo em cidades bem avaliadas”
(portal g1.globo.com)
Dilma abriu o Mais Médicos aos profissionais brasileiros e nossos médicos nem se interessaram. Ela trouxe os cubanos. Se tiverem problemas de escravidão, que enfrentem os irmãos Castro. O brasileiro só quer mesmo é ser atendido com atenção e solidariedade e isso nossos médicos não estão oferecendo no SUS. Ponto.
Médico que não toca o paciente não é médico. O toque é fundamental para a maioria dos diagnósticos. Se tem nojo de pobre, largue o SUS é vá ser balconista na Daslu, lá só tem gente bonita...
No Jornal Comentado 146, do último dia 23, aqui no blog, eu lançava uma dúvida para os internautas: “Os médicos cubanos são escravos ou os médicos brasileiros é que estão tirando onda?” Já tenho a resposta.
Ontem, minha irmã se envolveu com o SUS de Juiz de Fora (o Sistema Único de Saúde que Lula disse que era “de Primeiro Mundo”), e meu sobrinho sentiu na pele o que é sofrer o descaso dos médicos “tira-onda”, aqueles que atendem com  desdém desumano os pacientes do serviço público de Saúde. No ano passado, a vítima foi nossa falecida Mãe, vítima do mesmo desdém onde se misturam a incompetência do atual governo brasileiro e o DESDÉM dos médicos com os pacientes, como se fosse o povo o CULPADO pela inépcia dos governantes. E, como sou um ser mutante como Raul Seixas, eu digo em alto e bom som: DONA DILMA, TRAGA QUANTOS MÉDICOS CUBANOS A SRA. PUDER. 
"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante... do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...", disse o Mestre Raul.
Para quem está sofrendo o descaso dos médicos brasileiros, não interessa se o médico é cubano, ugandense ou tailandês, o que se quer é que atenda com ATENÇÃO, SOLIDARIEDADE E INTERESSE. Só isso.
Vejam o que minha irmã postou no Facebook sobre o péssimo atendimento que o filho dela teve numa UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Juiz de Fora, Minas Gerais, na madrugada de segunda para terça-feira:
Maria Thereza Pacheco
há 13 horas

Meus queridos amigos do facebook,venho aqui externar minha revolta contra uma médica que acha que por ter estudado 6 anos {como ela mesma frisou}acha que tem o direito de falar e tratar o paciente como um saco de lixo.Meu filho passou mal á noite e o levei a UPA de Benfica,essa `médica` nem sequer o tocou e o medicou como quis,meu filho chegou até lá sentindo muita dor,depois da medicação ele passou a vomitar até sangue,fui perguntar a ela o porque disso,ela já veio na defensiva e disse que era o medicamento para o que ele estava sentindo,expliquei a ela novamente os sintomas,ela disse que se eu queria que ela medicasse para a dor teria que assinar um termo de responsabilidade,aquilo me chocou,e eu aí realmente desci do salto e disse a ela que se tinha que assinar um documento para meu filho ser tratado ela deveria estudar mais 6,mais 6 e mais 6 anos até ter a capacidade de tratar os pacientes como merecem,ela novamente veio com mais um argumento que me deixou pasma a médica Tatiana Silva Costa {crm 57315}me disse que já havia atendido mais de 70 pacientes naquela noite,mais do que devia e como tinha um diploma sabia o que estava fazendo,não aguentando ver meu filho naquele estado,o tirei de lá e o levei para a UPA de Santa Luzia,o atendimento foi um contraste total,já na triagem ele foi todo examinado,a médica que o atendeu dra.Carmem não se contentou em apenas olhar,mas ela o tocou e examinou e mandou fazer exames de sangue e raios x,logo depois ele foi colocado no soro e ficou até a tarde em observação,a todo momento ela passava para vê-lo,ele não foi liberado até ter os resultados dos exames,a ela dra Carmem meu sincero obrigada.Aí eu me pergunto,será mesmo tão ruim trazer médicos de fora para tentar arrumar esse descaso com que os pacientes são tratados no SUS?Até prova em contrário{como a dra Carmem}os médicos do SUS são negligentes sim,relapsos e tratam a todos com descaso,que venham os cubanos”

Em tempo: o "muleki" é meu sobrinho e teve uma crise violentíssima de gastrite. Felizmente, ao mudar de uma UPA pra outra, foi atendido com cordialidade e humanidade e melhorou. 

* tony Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA, mas nunca tratou com desdém as suas fontes jornalísticas como alguns médicos brasileiros do SUS tratam seus pacientes.

2 comentários:

  1. Tu é quase doido cara; não vem com esta de metamorfose ambulante não... Irresponsável, escroto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo... os daqui não sabem nem o que é solidariedade, e vem reclamar de falta de equipamento pra não ir.

    Na verdade, reclamam é de tudo: governo, diferença de salário, regime de contratação, prova de revalida, qualidade profissional, sendo esta última a que me mais me faz rir.

    Enfim, não têm mais para onde disparar, tentando achar alguma desculpa para justificar a defesa da classe.

    Aos médicos brasileiros que pensam assim: Vão à merda!

    ResponderExcluir