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sexta-feira, 9 de agosto de 2013

UM GOVERNO INCOMPETENTE PARA GOVERNAR

JORNAL COMENTADO 143
10:41 - 09.08.2013 - Sexta-feira

toNY pachecO*

O CASO DO KM 665 DA RODOVIA RIO-BAHIA (BR-116)

"TCU aponta superfaturamento em obras na BR-265 que estão sob a responsabilidade do DNIT, órgão do governo federal"
("Minas Transparente")


"O Dnit é mesmo um covil. Um dos diretores é réu por corrupção e falsidade ideológica e um superintendente já foi condenado por desvio de material."

(Carlos Newton, "Tribuna da Imprensa", on line)

O trecho do Km 665 da BR-116 (a maior e mais importante rodovia do Brasil), entre Miradouro e Fervedouro, em Minas Gerais: degraus na estrada, emblemáticos do governo do partido que não tem competência para governar

Pretendo rodar pelo menos 3 mil km pelas estradas brasileiras neste mês de agosto e acabo de passar pela BR-116 (Rodovia Rio-Bahia ou Rodovia Santos Dumont), entre os municípios de Fervedouro e Miradouro, no estado de Minas Gerais, por onde milhares de caminhões, ônibus, tratores e automóveis passam todos os dias e, como há 10 anos, na altura do Km 665 (sentido Rio de Janeiro para a Bahia), HÁ DEGRAUS NA ESTRADA. Sim, acreditem, o DESNÍVEL é tão grande, mas tão grande, que forma degraus na pista. Em anos anteriores, o cinismo do DNIT levou o órgão a colocar placas de "CUIDADO - DEGRAUS NA PISTA". Neste ano do aniversário de 10 anos de poder do PT, resolveram tirar as placas, pois são um ATESTADO DE INEFICIÊNCIA sem igual.
Pra quem vai do Rio pra Bahia, na altura do Km 665, do lado direito é um paredão de pedras e, do outro, um enorme abismo. Os veículos ficam se equilibrando à beira do precipício, pois HÁ 10 ANOS as irregularidades estão ali, causando ENORME ENGARRAFAMENTO no meio do  nada, e colocando em risco a vida de milhares de pessoas: caminhoneiros, passageiros de ônibus, crianças em ônibus escolares e motoristas e passageiros dos automóveis.

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) parece não se dar conta. Vai lá, passa uma borra de asfalto e deixa as valetas, degraus e buracos do mesmo jeitinho HÁ UMA DÉCADA.
Escolhi este trecho da BR-116 como prova emblemática da INCAPACIDIDADE CRÔNICA do PT para administrar. Parece que nem é maldade ou corrupção, é INCOMPETÊNCIA, antes de mais nada. É um partido que é formado de várias tendências antagônicas, de marxistas notórios a fascistas notórios, e que passa todo o tempo fazendo política e NÃO TEM TEMPO NEM KNOW HOW PRA ADMINISTRAR.
E se lhe disserem que o PT entrega o Ministério dos Transportes a SUSPEITÍSSIMOS políticos dos "partidos da base", acredite, pois isso é mais uma prova da incompetência do PT: deixar o calcanhar de Aquiles da Economia (a infraestrutura) nas mãos de gente suspeita. Tudo a ver.
O DNIT, subordinado ao Ministério dos Transportes, é considerado um dos órgãos mais corruptos da administração federal. Basta botar no Google "CORRUPÇÃO NO DNIT" e você, por mais insensível e apolítico que seja, ficará ESTARRECIDO com as histórias. Basta ver que de 10 obras analisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), dos anos 2008 a 2010, NOVE (EU DISSE, 9) têm irregularidades flagrantes.
E o resultado disso?
A BR-116 é um caminho de bois, também conhecida como Rio-Bahia ou Rodovia Santos Dumont, a maior do Brasil completamente asfaltada. São 4.385 km de extensão, de Fortaleza, no Ceará, a Jaguarão, no Rio Grande do Sul, atravessando Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua extensão é a mesma que atravessar por rodovia toda a Europa, de Lisboa até Moscou, ou de Lisboa até Istambul, na Turquia.
No seu trecho principal, entre as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, toma o nome de Via Dutra e é a mais movimentada rodovia do País e uma das mais movimentadas do mundo.
Mesmo diante de tanta importância, durante estes 10 anos de governo petista, NÃO FOI DUPLICADA e boa parte NÃO TEM ACOSTAMENTOS dignos deste nome. E o traçado é basicamente o mesmo de 1963, quando o ex-presidente João Goulart viajou pela então Rio-Bahia inaugurando a que viria ser a BR-116, a principal rodovia do País. De lá pra cá foram 50 anos e as curvas perigosas e os traçados meio amalucados que dão a impressão, em certos momentos, que se está voltando em vez de indo (é incrível, mas é verdade), CONTINUAM OS MESMOS.
Nem a ditadura militar, nem os governos de Sarney, Itamar, Fernando Henrique, Lula ou Dilma, dão à principal via de ligação do Brasil a importância ECONÔMICA que ela tem. Na maior parte dela, do Rio Grande do Sul ao Ceará, pontes RIDÍCULAS são precedidas de plaquinhas "ATENÇÃO: PONTE ESTREITA". Pois é! Cinquenta anos depois, pontes ridículas continuam espalhadas por esta rodovia, a ponto de que se duas carretas se encontrarem sobre elas, muito provavelmente os retrovisores vão se espatifar. Vocês não imaginam a quantidade de carretas tombadas eu vi nas últimas 48 horas...
E tudo porque o Ministério dos Transportes e seu órgão de estradas, o DNIT, parece terem sido amaldiçoados pela praga da corrupção. Gastam-se milhões de reais com as rodovias, mas o resultado final para os caminhoneiros que TRANSPORTAM TODAS AS RIQUEZAS NACIONAIS, passageiros de ônibus e motoristas de automóveis, é que o dinheiro está indo pro bolso de alguém e não para as rodovias. Vide os casos que pululam na Internet. É só conferir. Quer dizer, conferir na Internet, pois nossas TVs, rádios, jornais e revistas são todos "patrocinados" pelo governo federal com anúncios da Petrobras e outros órgãos que nada fazem além de marketing político e por isso, ficam CALADINHOS...
Pelo que se viu nas manifestações de rua de junho passado, seria de bom tom que as populações de cada cidade, de Norte a Sul, por onde passa a BR-116, invadissem a via, impedindo a circulação até que o governo se dispusesse a duplicá-la TOTALMENTE, como fez no trecho entre o Rio e São Paulo. Acho que só assim os BURROCRATAS de Brasília acordariam para a importância social e econômica desta rodovia e de outras Brasil a fora.

* tony Pacheco é jornalista-radialista profissional e estudou Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Federal da Bahia. 






4 comentários:

  1. Espere sentado toni pacheo, pois em pé vc vai cansar.

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  2. A mídia não enxerga os problemas do Brsil porque tem uma nota de 100 reais atrpalahando a visão kkkkkkk

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  3. Pois é meu caro Tony!
    Entra ano e sai ano e a porra do conserto desse trecho não sai dos planos.

    Valter Xéu

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    1. Valter, o que falta aos presidentes do PT, é assessoria competente, desvinculada de interesse político e só interessada em GESTÃO.

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