Filmes Comentários

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

POLÍCIA USA MÁSCARA. POR QUE O CIDADÃO NÃO PODE?

JORNAL COMENTADO 154
6:09 – 05.09.2013 – Quinta-feira

tonY Pacheco*

"Assembleia do Rio adia votação de lei que proíbe máscaras"
(jornal "Folha de S.Paulo")
"Alerj adia votação de projeto que proíbe mascarados em protestos"
(jornal "O Globo")

Vemos nas fotos abaixo três momentos em que PMs usam máscaras durante atividades legais. E, aí, você se pergunta: e por que policiais podem usar máscaras no trabalho e os cidadãos pagadores de impostos não podem fazê-lo no exercício democrático do protesto? Não há resposta legal possível,  a não ser de que vivemos em pleno ENSAIO DE UMA DITADURA ANUNCIADA. 
Desde as manifestações de junho deste ano que os governantes brasileiros ESTÃO PERDIDOS. Eles já não sabem mais o quê fazer para CALAR O POVO. E vai chegando o Dia D do PROTESTO GIGANTE DE 7 DE SETEMBRO (depois de amanhã) e até juízes que deveriam zelar para que leis fossem válidas para todos e não só para uns estão entrando na barca furada de proibir para uns o que é permitido para outros.

POR QUE USAR MÁSCARA É BOM E NECESSÁRIO?

I - O policial usou máscara, ontem, na reconstituição do SUMIÇO DE AMARILDO, no Rio de Janeiro, porque teme que, se identificado, será MORTO por seus colegas policiais que supostamente podem ter assassinado Amarildo ou por bandidos dos morros cariocas. 
II - Os PMs usam máscara ao trabalhar em alguns presídios porque simplesmente as quadrilhas têm chefes presos nas penitenciárias e de lá eles continuam comandando o crime. Identificado um PM que mantém a ordem no presídio, o bandido dá um comando para os seus asseclas que estão soltos matarem o policial.
III - Os PMs baianos usaram máscaras durante a greve em 2012 simplesmente porque seriam perseguidos pelo governo do PT que já tinha anunciado o desejo de punir todos os grevistas.
IV - O cidadão usa máscaras nos protestos de rua no Brasil e no resto do mundo porque sabe que, identificado, PODE PERDER O EMPREGO, pois seu patrão normalmente é reacionário; seus pais e outros parentes temem por sua integridade e PODEM PROIBÍ-LO DE PARTICIPAR DOS PROTESTOS; os policiais encarregados da repressão às manifestações PODEM PRENDÊ-LO POR ENGANO ou POR MALDADE, quando não encontram ninguém para reprimir.
V - Os super-heróis usam máscaras porque têm uma vida normal quando não estão combatendo o crime e se identificados pelas forças do Mal, os bandidos podem MATAR SEUS PARENTES E AMIGOS ou prejudicar os interesses de suas empresas, como no caso de Batman, que tem um império nas horas vagas. 
Resumo da ópera, MÁSCARA É FUNDAMENTAL.

MAS MASCARADOS PODEM FAZER O MAL?

Podem, mas podem fazer o bem também. Tudo na vida pode ser usado de duas maneiras: para o Bem ou para o Mal. Os pastores evangélicos baianos rezam para colocar o homem em sintonia com Deus, mas alguns pastores foram acusados de queimar um menino em Salvador depois que o adolescente os viu transando. Policiais mascarados, na greve contra o ex-governador César Borges, foram acusados de assaltar lojas em vários bairros para "tocar o terror" e apressar o atendimento de suas reivindicações; eram os mesmos policiais que no dia-a-dia defendiam a vida e o patrimônio das pessoas de bem. Um manifestante nas ruas com uma máscara pode ser apenas um empregado da Casa Civil de Dilma Rousseff, como aconteceu em Brasília, uma pessoa trabalhadora, ou pode ser um agente policial infiltrado querendo baderna pra ter mais repressão ou pode ser um ladrão, querendo aproveitar o momento para roubar. 
Tudo pode ser usado para o Bem ou para o Mal. Agora, NADA JUSTIFICA se empunhar a bandeira DOS RISCOS para INSTAURAR UM DITADURA E IMPEDIR A LIVRE MANIFESTAÇÃO DO POVO. Nada justifica, portanto, senhores juízes, proibições irracionais. Lembrem-se que um dia os senhores também podem ser vítimas da ditadura que estão tentando implantar no Brasil. A história está aí pra mostrar como juízes foram perseguidos e até mortos em países como Alemanha, Itália, Cuba, Rússia, Venezuela, China etc. etc. 
Quem no presente não usa as lições do passado está fadado a sofrer no futuro. 
E Viva o dia 7 de Setembro, que pretende ser a maior manifestação da História do Brasil. Com máscara ou sem máscara. 

Policial no Rio reconstitui sumiço de Amarildo usando máscara
PMs usam máscara para trabalhar em presídio
PMs baianos usam máscaras na greve de 2012 em Salvador
Só o povo brasileiro não pode usar máscara nos protestos. Por que a discriminação?
Cavaleiro Solitário, Tonto, Batman, Homem de Ferro, todos os heróis do Bem usam máscaras. A máscara torna o herói inatingível e impede que as forças do Mal vençam.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA e estudou Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Psicanálise na Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil (SPOB).

2 comentários:

  1. O teu título já diz tudo, mané: POLÍCIA "TRABALHA" USANDO MÁSCARA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Nas greves eles não estão trabalhando, estão apenas com receio de punição, como os manifestantes estão com receio de punição dos empregadores. MESMÍSSIMO CASO. Sem nenhum senão.
      2. Reconstituindo um crime, o policial não estava trabalhando, estava como SUSPEITO de um sequestro seguido de assassinato. E escondeu-se com medo, como um adolescente se esconde atrás da máscara com o mesmo medo.
      E é lamentável que ainda existam seres humanos (sic) que tentem justificar o INJUSTIFICÁVEL.
      Mas é do jogo. Só que aqui não há oligofrênicos.

      Excluir