Filmes Comentários

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PDDU E LOUOS: A FORÇA DA GRANA VAI DESTRUIR SALVADOR?


JORNAL COMENTADO 164
7:20 – 14.10.2013 – Segunda-feira
toNY Pacheco*

"O Dia do Muro da Vergonha da Orla de Salvador"
(manchete que você não vai ler em nenhum jornal e não verá nas TVs e não ouvirá nas rádios)

"PDDU e LOUOS: Justiça decide futuro da cidade"
(jornal "Correio")
Salvador será assim. É o que eles querem: um paredão que ASFIXIE a cidade.
E esta será a Salvador do futuro: escombros depois que todos a abandonarem...
Soteropolitanos que não nasceram em Salvador, mas que amaram esta cidade por escolha, como Jorge Amado, Carybé, Pierre Verger, sempre foram os mais preocupados com o futuro da Cidade da Bahia, ao contrário dos que aqui residem, tão acostumados com as belezas da terra que entre uma ida ao e uma volta do trabalho, são incapazes de olhar para os lados e CONSTATAR que a capital baiana está PERDENDO TODAS AS CARACTERÍSTICAS QUE UM DIA ENCANTARAM O BRASIL E O MUNDO.
Para alegria de Jorge, Carybé, Verger e nossa tristeza, eles já não estão mais aqui para ver no que estamos transformando a cidade que eles idolatraram. 
Daqui a pouco, muito pouco, não existirá mais nada a recordar...
Hoje, o Tribunal de Justiça da Bahia, PRESSIONADO POR INTERESSES BILIONÁRIOS (eu disse “bi”, não disse “mi”, é muito mais dinheiro do que supõe a minha e a sua pobreza, querido internauta...), vai decidir se deixa que Salvador seja transformada numa nova Copacabana, com seu Muro de Concreto medonho na orla, ou ESTANCA A SANGRIA desatada e permite que a Cidade da Bahia CONTINUE RESPIRANDO. 
Os empresários do setor imobiliário, a maioria com residência MUITO, MUITO LONGE DE SALVADOR, querem uma barreira de concreto na orla e também concreto armado que eles chamam de “edifícios mistos residenciais e comerciais” por toda parte, inclusive perto de minha casa e de milhares de moradores de Nazaré, Saúde, Tororó, Brotas, Santo Agostinho e Centro Histórico, onde querem torres mistas para transformar nossas vidas num inferno maior do que a tal da Arena já transformou. Eles só têm um interesse: suas contas bancárias. E não é porque sejam maus. É da natureza deles só pensar em dinheiro. São como o escorpião da fábula. Ameaçado pela enchente, o escorpião pede carona à tartaruga. Mas no meio da travessia, pica a tartaruga e ela lhe pergunta: “Por que Sr. Escorpião? Se sou eu que estou lhe salvando, assim morreremos eu e o Sr.” E ele responde singela e SUICIDAMENTE: “É da minha natureza!” São assim os empresários. Mesmo quando seus negócios vão destruir o mundo e a si mesmos, eles não param. CABE AOS OUTROS SERES HUMANOS, que não vivem só por dinheiro, mas para serem felizes também, PARAR A SANHA GANANCIOSA. “Ou não”, como diria o agora caído em desgraça Caetano Veloso... PARA VER O QUE É O CAPITAL E OS CAPITALISTAS, VÃO AO CINEMA DA UFBA ESTA SEMANA VER O FILME "CAPITAL", DE COSTA GAVRAS. Vocês vão entender porque querem construir paredões de concreto em Salvador até não poder mais...
Minha experiência pessoal, que é o que posso oferecer, é de PROFUNDA TRISTEZA. Cheguei em Salvador em 1976. Encontrei uma cidade linda, hospitaleira, um povo gentil e alegre; cidade de festas de largo onde milionários, ricos, remediados e pobres, juntos e misturados, se esbaldavam nas barracas da Lapinha, da Conceição da Praia, da Pituba, da Boa Viagem, do Bonfim, de Itapuã, de Santa Luzia, do Mercado de S. Miguel no dia dos ibejis, enfim, a cidade RESPIRAVA HUMANIDADE na sua tradição dionisíaca. Hoje já não é mais assim. Existem apenas “ilhas” de sobrevivência da BAIANIDADE que um certo tipo de gente CONSPIRA TODOS OS DIAS PARA ACABAR.
Procure conversar com qualquer pessoa de mais de 50 anos e você verá (se ela não estiver ganhando algum dinheiro para falar o contrário do que vê e do que sente...) que ninguém consegue lembrar OS NOMES DOS RESPONSÁVEIS POR TORNAR SALVADOR UM FAVELÃO, onde 70% das casas estão em invasões sem a menor infraestrutura. A HISTÓRIA OFICIAL de Salvador nos nega os nomes dos prefeitos, governadores, vereadores, juízes que permitiram a transformação da cidade numa urbe descontrolada. Mas, HOJE NÃO! Hoje temos o Google, a Internet, podemos ser nós mesmos os historiadores do futuro. Vá na Internet e levante os nomes de todos os vereadores envolvidos na aprovação do PDDU e da LOUOS, as leis que serão julgadas hoje. Os nomes dos juízes também estão disponíveis. Assim, qualquer um poderá escrever a sua história de Salvador, marcando bem o dia e as pessoas que deram o pontapé final para SEPULTAR DE VEZ a Salvador que amamos.

E termino citando novamente o nosso bardo Caetano que está em desgraça neste momento: “a força da grana que constrói e destrói coisas belas”. 

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA e estudou ainda Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora e formou-se em Psicanálise na Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, a freudiana e cheia de evangélicos SPOB.

4 comentários:

  1. Inimios, o MP venceu por 30 a 2. As leis que iam afundar Salvador foram rejeitadas pel TJ.

    ResponderExcluir
  2. O povo de mentalidade retrograda! e melhor uma copacabana ou uma orla cheia de borracharia! poderiam limitar a altura dos predios na orla para no maximo 15 andares e espacamento minimo, mas voltar pra uma lei de 1984! agora vai ficar la na ondina um elefante branco ( Antigo Salvador Praia Hotel ) ao inves de um predio lindo moderno que embelezaria a cidade e geraria emprego e renda, pois o projeto era de um residencial e um hotel! parabens a estes ultrapassados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo completamente contigo meu irmão! Esse blogueiro mané só disse retardisse!

      Excluir
    2. E eu concordo com você Kau Aguiar, você nem sabe do que está falando. Parabéns! O dia que tiver dinheiro e sabedoria, irá à costa dálmata da Croácia, à ilha de Capri na Itália, à Córsega, à Riviera Italiana e à Riviera Francesa, à Grécia e verá, com seus próprios olhos pobres, que se pode ser rico com estilo. Riqueza sem estilo é o pior tipo de pobreza. Continue assim e vá morar em Miami, é lá que gente sem cultura e que gosta de concreto mora...

      Excluir