Filmes Comentários

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SAÚDE NO CAPITALISMO É UMA MISÉRIA. MAS, NO BRASIL, É PIOR!

JORNAL COMENTADO 162
7:05 – 02.10.2013 – Quarta-feira

tonY PacheCo*

“ANS defende direito dos planos de Saúde de recusarem planos individuais”
(“Jornal Nacional”, ontem, na Rede Globo)

1.       Saúde no Brasil movimenta quase 70 bilhões de reais por ano.
2.       Brasil é o sexto maior mercado de Saúde do mundo, entre 200 países.
3.       Brasil é o nono consumidor de remédios entre os 200 países do mundo.
4.       Nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de planos de Saúde privados aumentou 25%: mais de 11 vezes o crescimento da economia.
5.       O setor privado de Saúde tem crescido mais do que qualquer área da economia.
6.       Quanto mais a população envelhece, mais o setor tende a crescer. Temos 19 milhões de pessoas com mais de 60 anos neste momento. Teremos 64 MILHÕES de idosos em 2050, daqui a apenas 37 anos...
7.       Os CAPITALISTAS MAIS GANANCIOSOS estão EXCITADOS com a quantidade de lucro que poderão obter com a DOENÇA de tantos brasileiros. E os POLÍTICOS CORRUPTOS (tautologia?) ficam esfregando suas mãozonas larápias com a possibilidade de CRIAR DIFICULDADES PARA VENDER FACILIDADES para que os gananciosos empresários possam meter a mão no bolso de milhões de brasileiros que necessitam do setor de Saúde.


Vamos a um textículo (oops!) da revista empresarial “Exame” sobre o assunto para todos nos situarmos a respeito do inferno no qual estamos penetrando:

“...desde 2009 uma série de transações envolvendo hospitais, laboratórios e farmácias pôs fim ao marasmo nos negócios.
“Em julho, o BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, formou a quinta maior rede de farmácias do país ao adquirir o controle da última de uma série de três empresas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Batizada de BR Pharma, a rede do BTG conta hoje com 510 lojas e um faturamento anual de 1,3 bilhão de reais. Dois meses depois, o fundo americano de private equity Carlyle, um dos maiores do mundo, pagou 500 milhões de dólares pelo controle da Qualicorp, uma gestora de planos de saúde criada há 12 anos pelo empresário José Seripieri Júnior, então um corretor independente de seguros. Por fim, no início de setembro, a Rede D’Or de hospitais (que tem entre seus controladores o próprio BTG Pactual) adquiriu o tradicional Hospital São Luiz, em São Paulo, por estimado 1 bilhão de reais. A operação criou, numa só tacada, o maior grupo privado de hospitais do país, com 17 unidades, 20 000 funcionários e um faturamento de 2,3 bilhões de reais. Esses foram os maiores negócios num universo crescente de operações de consolidação. Ao todo, foram realizadas 31 operações envolvendo empresas ligadas ao setor de saúde num período de um ano e meio — movimentando quase 10 bilhões de reais. É, de longe, a maior onda de investimentos privados no setor nos últimos 20 anos. “Os investidores parecem ter descoberto um novo filão”, diz Roberto Leuzinger, da consultoria Booz & Co. “O setor de saúde brasileiro finalmente entrou na rota do capital privado.”

Meu amigo e jornalista Alex Ferraz gosta muito de citar Millôr Fernandes a respeito das mazelas do Brasil: “Existe corrupção em todas as partes do mundo. A maior parte delas no Brasil”, dizia o mestre Millôr sobre nossa corrupção epidêmica. Tal se aplica à nossa Saúde, onde estamos construindo um FATO INÉDITO NO MUNDO, nem funciona a Saúde estatal nem funciona a Saúde privada.
Ao ler o texto acima numa revista que só vê os interesses dos empresários e, portanto, está isenta de ser acusada de defender a nós, pobres pagadores de impostos, ficamos sabendo O PORQUÊ de a Saúde pública no Brasil estar UMA MERDA E PIORANDO A CADA DIA e também O PORQUÊ de um órgão público como a ANS (paga com nossos impostos), estar defendendo O FIM DOS PLANOS DE SAÚDE INDIVIDUAIS para que as empresas privadas de Saúde possam só vender planos coletivos, os quais não sofrem NENHUM controle do Governo Federal.
Imagine quanta gente ficará bilionária entre os empresários e quantos ficarão milionários entre aqueles que tiverem o poder de FECHAR OS OLHOS ao inferno em que serão transformadas nossas vidas!!!
Nos Estados Unidos a história está acontecendo exatamente ao inverso. Estão saindo do inferno em que sempre viveram e caminham céleres para uma assistência em Saúde melhor. Até a eleição de Barack Obama, os EUA eram um exemplo clássico de país capitalista riquíssimo, onde a Saúde, para uma boa parte da população, era uma merda. Eram muito mais que 30 milhões de americanos que não tinham assistência à Saúde, nem privada (porque não tinham dinheiro pra isso) nem estatal  (porque os EUA nunca se preocuparam em criar um sistema público de Saúde). Com o chamado “Obama Care” (livremente traduzido, “sistema de cuidados em saúde do Obama”), que a direita americana está combatendo ferozmente neste momento, paralisando o serviço público naquele país, os americanos mais pobres (tipo assim, a população de uma Argentina inteira...) passaram a ter direito a planos de Saúde mais em conta para não ficarem mendigando assistência em entidades de caridade. Está dando certo, MAS A DIREITA AMERICANA FARÁ TUDO PARA QUE HAJA UM RETROCESSO, ASSIM COMO A DIREITA BRASILEIRA, INCRUSTADA NO GOVERNO, TAMBÉM ESTÁ FAZENDO...
Por aqui, temos empresas privadas cuidando da Saúde-que-funciona (um verdadeiro contrassenso em termos civilizatórios, pois Saúde não devia ser negócio, como não o é nos países nórdicos da Europa, por exemplo) desde os anos 1950, mais ou menos, mas só em 1999 o governo Fernando Henrique Cardoso resolveu criar a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Mas, sendo uma entidade governamental dos tucanos, claro que ela já nasceu distorcida em suas intenções. A criação da ANS se deu pela Medida Provisória 2.012-2, de 30 de dezembro de 1999, e, posteriormente, pela Lei 9.961/2000. Segundo o texto oficial da agência, “o primeiro grande desafio enfrentado pela ANS foi compor o panorama de um setor que envolvia 30 milhões de usuários, 2.200 operadoras e milhares de profissionais da área da saúde e movimentava 23 bilhões de reais por ano. Todos os esforços foram empenhados para a construção do banco de dados que hoje contempla informações a respeito do mercado de planos de saúde e dos atores que nele estão envolvidos - consumidores, operadoras, prestadores de serviços de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).” A ANS era para ser, portanto, o “DEDO DO ESTADO” no setor de Saúde privada afim de que os empresários não olhassem apenas o lucro, mas, também se preocupassem com a primazia social com a qual deve ser olhado este setor. Isto é, a ANS deveria ser "nossa", mas ficou nas mãos "deles".
“Mas, que nada, sai da minha frente que eu quero passar” (Jorge Ben Jor), diriam os empresários. E a ANS os está ouvindo. 
Os planos de Saúde individuais começaram a ter estrito controle do Governo Federal, através da ANS, principalmente no governo Lula, do PT, e, assim, os empresários foram colocados nas cordas, pois não puderam dar os AUMENTOS que tinham fome de dar pra ganhar mais dinheiro. A Justiça, por outro lado, MILAGROSAMENTE, conteve os empresários da Saúde e obrigou-os a dar mais assistência aos segurados. Mas, como o vício do cachimbo faz a boca torta, os petistas pegaram o vício dos tucanos de DEIXAR A ZORRA EXPLODIR e um sujeito da ANS foi dizer ao “Jornal Nacional” que não pode ser contra os empresários quererem destruir os planos individuais e só venderem planos coletivos, já que estes poderão trazer MAIS LUCROS. Olhe que, até a Rede Globo, que é uma rede de direita, FICOU ENVERGONHADA com as declarações do sujeito e ainda colocou outro elemento que representa a GANÂNCIA EMPRESARIAL para confirmar esta mesma ganância.
PONTO PARA REDE GLOBO, que colocou ao vivo e em cores AS RELAÇÕES PERIGOSAS entre órgãos do Governo Federal e capitalistas interessados em promover a miséria do povo brasileiro, principalmente dos milhões e milhões e milhões de idosos que SUSTENTAM FAMÍLIAS com suas pensões e aposentadorias, mas que, pela idade, são REFÉNS dos planos de Saúde. Foi como se a Globo dissesse: “O rei está nú!”. Parabéns, Globo e “Jornal Nacional”! Não precisou fazer editorial nem reclamar. A pura e cristalina EXPOSIÇÃO DA GANÂNCIA foi suficiente e mostrou que o povo brasileiro vai ter que tomar o seu destino nas mãos, porque está sem pai nem mãe nesta luta contra os planos de Saúde, já que alguns elementos no Governo Federal parecem BEM INTERESSADOS em que estas empresas ganhem MAIS. GANHEM E REGANHEM.

E nós, o que vamos fazer?

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional registrado sob número 966 no Ministério do Trabalho, além de ter estudado Economia na UFJF e na UFBA e ter feito Psicanálise na Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil - SPOB. 

5 comentários:


  1. Ângela Barreto marcou você em uma post
    Tony Pacheco está certíssimo. Os planos de saúde continuam jogando solto. Há muito tempo pressionam quem tem o plano individual para migrar para o coletivo. Como há resistências e não tem quem fiscalize nada nessa terra, agora resolveram praticamente obrigar as pessoas a efetuar mudanças. Quem utilizava a Golden Cross, por exemplo, agora, da noite para o dia passaram para a Unimed e as novas carteiras já chegaram aos domicílios. E ninguém tem pudor em declarar que não está obrigado a manter os mesmos médicos e laboratórios que a pessoa já estava acostumada a usar no plano contratado originalmente. Lembremos que há pouco tempo o Santa Saúde também promoveu alterações. Os consumidores se queixam, se queixam e morrem na praia. Vale considerar também que alguns atendimentos por parte de médicos e outros serviços têm se assemelhado ao prestado pelo SUS. Já chegamos ao ponto de ter que marcar consultas com mais de um mês de antecedência mesmo em planos considerados de ponta. Difícil pois conheço casos de aposentados que recebem R$ 3 mil e pagam R$ 1.700 de assistência médica e de vez em quando têm que pagar por alguns exames e consultas. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Um cachorro cagou na rua: a culpa é do governo...

    ResponderExcluir
  3. Saúde no capitalismo é uma miséria? Pior é no comunismo. O atendimento é de enfermeiros disfarçados de médicos. Não existe equipamentos para fazer exames. E na base da adivinhação.
    Se o cachorro cagou na rua é claro que a culpa é do governo. Se o cachorro for abandonado, deve ser recolhido, se tiver dono, deveria existir pesadas multas. Afinal este problema é de saúde pública. Que ignorância. Mas a culpa maior é do povo que vota em certos governos.......kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A culpa é do governo também porque não distribuiu anticoncepcional para evitar que tu tivesse nascido infeliz; é uma questão de saúde pública não evitar o nascimento de certos tipos dementes como você, que deveriam ser recolhidos ao manicômio ao invés de ficarem perambulando e defecando dejetos mentais pela pela web...

      Excluir
    2. Véi, vc pra defender o indefensável deve tá ganhando bem pra caralho. Quanto é. "Papé" de 30 mil por mês? Menos do que isso vc é otário ou puta fuleira, que se vende por marmita...

      Excluir