Filmes Comentários

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Os Curiós dos ditadores

Ricardo Líper
Ao contrário dos nossos curiós chapa-branca, Marlene Dietrich recusou cantar para Hitler

Ah, como eu peço aos deuses que nunca me deixem ser, em qualquer plano, curió de ditadores!
Você aí pensa nos ditadores clássicos. Naqueles que exercem a ditadura escrachada. Não. Um ditador ou um político autoritário pode ser, como aqui no Brasil e outros países miseráveis, eleito pelo povo que sofre sua ditadura e seu autoritarismo diariamente. 
Por isso, a atriz que mais admiro é  Marlene Dietrich, que foi convidada por Hitler para protagonizar filmes pró-nazistas, mas recusou o convite e tornou-se cidadã americana, o que Hitler tomou como um desrespeito à pátria alemã, e chamou Dietrich de traidora. Em turnês mundiais, ela visitou inúmeros países, porém voltou para sua pátria, a Alemanha, apenas em 1962, e sua volta não agradou a todos, pois os nazistas remanescentes chamaram-na de traidora em pleno aeroporto.
É  lamentável não termos ainda uma Marlene Dietrich. Nossos curiós cantam fácil para qualquer ditador e sempre foram assim. Mais cedo ou mais tarde terminam fazendo isso. Aliás, muitos e muitos não só os nossos. Essa mulher foi um grande exemplo. Diante de tudo que Hitler podia lhe oferecer ela disse não e os nossos, coitados, se vendem tão barato...
Como admiro os alemães, e já disse isso aqui, que não aceitam hoje esse passado vergonhoso da Alemanha, a não ser os que gostam de ser chicoteados como a maioria da população brasileira, . Nazista lá, não. Já a Espanha, estou ainda esperando ela execrar o franquismo, o que ainda não fez. Assumir a vergonha é o primeiro passo. Aceitar o absurdo  e o repudiar de forma intransigente, sempre o lembrando de seus crimes e o mal que fez ao país, é o segundo passo.
Grande atriz, grande cantora foi Marlene Dietrich. Ela está um espetáculo em todos os seus filmes e gosto muito de sua participação em Testemunha de Acusação. Prefiro ouvi-la e vê-la várias vezes do que ficar olhando para cara de gente ambígua.

http://www.youtube.com/watch?v=qPUMAFhfRHk

E para vocês verem a voz e a performance espetacular dessa mulher consciente, digna de todo respeito por quem tem vergonha na cara.
http://www.youtube.com/watch?v=u_FSVgbfi_A


Nenhum comentário:

Postar um comentário