Filmes Comentários

segunda-feira, 31 de março de 2014

Suspeitas e os porquês

Ricardo Líper

1 - Por que um jovem universitário é morto na porta da residência universitária?
Porque no Brasil, particularmente em Salvador, a miséria é imensa. Não há empregos, não há como ninguém, principalmente os mais jovens, ganhar algum dinheiro honesto. O que resta é assaltar, roubar, agredir os outros. Se esse infeliz rapaz, brasileiro e baiano, que teve a morte resultado da miséria acumulada nesta cidade durante um período longo de coronelismo reeditado recentemente,  sempre com uma administração perversa tivesse viajado para estudar em outro país estaria vivo. Faleceu devido à baianidice e brasilidice. Duas infecções sociais endêmicas. Quem puder, pule fora antes de ser assaltado, morto nas ruas desta cidade perversa, nos hospitais suspeitos de infecções hospitalares fatais. 

Suspeita: será que os impostos imensos que se paga são usados, desviados, pelos eleitos por seu povo para liquidar com a população que o elegeu? E para aplicar ou no próprio bolso ou nas campanhas eleitorais para ganhar mais? Porque a realidade é que toda possibilidade de se ter alguma segurança, escolaridade, atendimento médico no País e na cidade do Salvador, que suspeito ser a capital da dengue hemorrágica, é a cada dia pior. E os suspeitos de cinismo querem que o povo combata a dengue. Sim, em casa até pode. Mas do mangangão que tem prédios encharcados e abandonados que não se pode fazer nada porque podem ser gente branca, bonita, que mora na Barra ou outros bairros frequentados pelos antigos admiradores, ou mesmo, coronéis do passado, o quê fazer? 

2 -  Por que não existe saúde, escolas e segurança?
Por que não se investe em nenhuma delas. Só se maquia para o que o povo veja de imediato. Merda colorida e maquiada continua merda. Não adianta, mas é a estratégia secular de enganar o povo e o oprimir cada vez mais o reduzindo à miséria. Tendo miséria, tem assalto. Escolas que professores torturam os alunos eles abandonam as escolas também. Ou você acha que o sujeito sai para ser traficante, assaltar, matar, é porque nasceu mal, tem um espírito mal encarnado nele, é um monstro?  Se você pensa assim há uma grande suspeita que você é uma das pessoas mais ingênuas, à beira da debilidade mental, ignorante e por isso mesmo você, na hora de votar, caga com as mãos devido à total incapacidade de raciocinar.

A suspeita maior é que a única causa dessa miséria toda é a recessão econômica cavalar, a exploração absoluta do povo levado à miséria total, a eliminação das pequenas empresas pela burocracia e suspeita de extorsões de todos os funcionários se você quiser colocar um negócio para empregar alguém, da absoluta falta de segurança para se abrir qualquer negócio porque vai ser com certeza assaltado e morto. Enfim, chegou-se ao fundo do poço. Bem, vá com sua cara de idiota para a Copa do Mundo na qual há a suspeita que não foi feita para você, seu otário, mas para muitos tubarões ganharem rios de dinheiro. Não digo o resto é silêncio, digo apenas o resto é o esgoto no qual vivemos com a suspeita de que os únicos culpados são aqueles que vocês elegeram de qualquer partido.  Ou, então,  são das nuvens, das estrelas, da lua etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário