Filmes Comentários

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Os mendigos em Salvador são os judeus na Alemanha nazista

Ricardo Líper

Curiosamente eu não pensei que isso não iria ocorrer. Mas segundo a imprensa falava, hoje, ocorreu.
Mas vamos organizar nosso raciocínio. O fato é em Salvador, Bahia, Brasil, hoje, os mendigos foram  forçados a deixar as ruas e recolhidos a cárceres privados, ou seja, alojamentos piores ou semelhantes a campos de concentração da época do nazismo.
Adolf Eichman chocou Hannah Arendt com a indiferença sobre o assassinato dos judeus. Ele só dizia: "Eu estava cumprindo ordens". Quem está jogando jato de água nos mendigos em Salvador também deve estar dizendo a mesma coisa...
1 - Os sem-teto, os que  dormem nas ruas de uma cidade, são as pessoas mais fracas da sociedade. Elas, na competição capitalista, não tiveram a força necessária para sobreviver nessa selva sem precisar dormir em lugares públicos. Muitos são idosos, doentes. Muitos sofrem de demência. Quase sempre é uma população em extrema miséria. É exatamente nas ruas que conseguem, de algumas pessoas escandalizadas e penalizadas com o seu sofrimento, algumas moedas, refeições e algumas roupas para se abrigarem do frio, da chuva e das madrugadas. Isso porque os poderes públicos os ignoram. Sim, são gente como nós e como todos. Eu os encaro assim. Mas tem alguns sujeitos que não. Não acham essa população seres humanos, brasileiros iguais a eles.

2 - Eles são brasileiros. Logo, elementar meu caro Watson, deveriam ter o direito de ir e vir em uma cidade brasileira e, caso não tenham morada, ocasionalmente  dormirem em solo brasileiro que é o mínimo que a mãe pátria pode lhes proporcionar. 

3 - O que me choca é que são as pessoas mais fracas, doentes, muitos com problemas mentais, demência, vou repetir, tuberculose, subalimentadas, carentes de tudo que vão ser torturadas  por causa de uma Copa do Mundo totalmente intempestiva nesse momento de falta de tudo para o povo neste pobre e miserável país. 

4 - Mas aí, sem esses pobres miseráveis imaginarem mais sofrimento, veio a mão dura da ditadura, do autoritarismo, da psicopatia dotada de poder. 
A ditadura se caracteriza por um grupo impor, sem nenhuma discussão, sua vontade sobre outro grupo considerado mais fraco, desrespeitando as leis ou o sofrimento das pessoas. Um dos recursos mais comuns é multar  para controlar a vontade dos outros. Em outro termo: chantagem. Outra é obrigar a levantar documentos, listas e listas de documentos, pagando para isso, sob ameaças, para provar isso ou aquilo a respeito de si próprio. Você fica sempre se explicando, ficando em filas para pegar papéis, gastando seu dinheiro e obrigado a fazer o que o ditador determina. Somos um país em que se prova que se está vivo. Mas essa tortura  só visa os fracos ou pouco fortes. O fortes são os que poderiam prejudicar o ditador. Por exemplo, quanto devem pagar as grandes empresas, os Shoppings, os Estádios de Futebol de impostos municipais, estaduais e federais? Seria interessante a imprensa investigar e publicar os valores. Mas dona Mariazinha, fraca, portanto, sem como reagir, tem de se explicar porque vendeu uma pamonha em uma esquina qualquer.  

5 - Mas a ditadura tem a ver com a psicopatia. Não é só falta de caráter que o espírito do ditador possui. Ele precisa ter problemas mentais. Não é louco, mas sofre de uma psicopatia que se revela quando adquire poder. Psicopata é aquele que não possui empatia com o sofrimento dos outros. Em uma linguagem popular: não tem pena do semelhante, que é um sentimento comum a toda a humanidade. Pode ter pena da sua família. Assim mesmo não sei até que ponto. O que ele ama é a si mesmo, o dinheiro e quando chega ao poder, o poder. Esse total desprezo emocional pelo sofrimento alheio o faz tomar medidas de psicopata.  Ele e seus ajudantes truculentos não têm a capacidade emocional de ter piedade com o sofrimento dos outros.  E, por isso, ele se justifica de maneira alucinada. Ele se auto-alucina com drogas ou não. O processo alucinatório se caracteriza por desqualificar o outro para o resto da sua consciência, quando ainda existe, ficar tranquila. Foi o que o nazismo fez com os judeus, ciganos, povos que foram, primeiro inferiorizados, para depois serem massacrados. Jack, O Estripador só matava prostitutas porque, para ele, não  eram humanas. Para os ditadores atuais, eleitos por pessoas que sentem também prazer sádico em ver os outros sofrerem, sob a bota da ditadura, os mendigos não são gente comum, mas sub-humanos. Não são brasileiros. Incomodam, enfeiam as ruas, criam problemas. Não são brancos, ricos, de olhos azuis, limpos, com dinheiro para dar ou trocar por besteiras quaisquer que  beneficiem os poderosos, portanto, um campinho de concentração  não é nada demais. Hannah Arendt, quando cobriu o julgamento de Adolf Eichmann, ficou impressionada como a banalidade daquele homem. Um burocrata comum. Como os milhares que nos atendem hoje nas repartições do Estado, nos cobram documentos e nos ameaçam. Os que estão jogando água com detergentes na população são como Eichmann que só sabia dizer, quando em julgamento, que ele estava cumprindo ordens. Claro que estava. Mas foi enforcado porque só um cretino psicopata se conforma com um trabalho que é o massacre dos fracos e doentes em uma sociedade. E os mendigos são inocentes nenhum crime cometeram. Apenas pedem esmolas e dormem nas ruas dessa pocilga chamada Salvador. 

6 - Mas a truculência da ditadura atual é proibir também que as pessoas se locomovam quando um evento que ela faz precisa do espaço para ela se locupletar. A Noruega, que é uma verdadeira democracia, não aceitou fazer a Eurocopa. A Suécia também. Porque não aceitam uma coisa dessas em seu território em respeito aos seus cidadãos. Porque, para os noruegueses e suecos democracia significa respeito pleno as direito de todos os noruegueses e suecos. Mas quem nunca foi adepto da democracia só pode mesmo agir assim. Só nos resta a vergonha. Que pena que nosso país esteja doente, com muitas pessoas doentes, e muitos que, exatamente porque sofrem de sérios distúrbios emocionais e ideológicos são eleitos por pessoas doentes.

7 - O mal é banal, comum, irresponsável, louco. O que me surpreende mais ainda é que os partidos que se diziam de esquerda nada dizem agora quando estão fazendo acordos com o poder. Colaboram. Ficam calados. Participam.  com o seu silêncio, dessa barbaridade. Os oligofrênicos, alienados, que nada entendem do mundo em que vivem, se fantasiam e vão gritar e se espernear histericamente como animais ridículos, embriagados ou drogados mostrando o pior momento de pessoas com apenas a forma humana que, felizmente, não são o que de melhor é a espécie humana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário