Filmes Comentários

quarta-feira, 27 de maio de 2015

DILMA FINALMENTE PROCURA UM PARCEIRO DE VERDADE: O MÉXICO.

JORNAL COMENTADO 221
11:02 - 27.05.2015 - Quarta-feira

TOny PACHEco

"O quê Dilma foi fazer no México?"
(Coluna Gira Mundo, rádio CBN Salvador)

Ouça a coluna pelo link abaixo. Se der "tilt", não insista, o problema não é seu computador, é no Podcast da própria CBN. É só ler a coluna na íntegra abaixo:

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/tony-pacheco-fala-da-visita-de-estado-da-presidente-dilma-rousseff-ao-mexico/?cHash=d3bcb9918c0ba0a3a5d68c377ed3117d


                                  Dilma Rousseff e Enrique Peña Nieto na Cidade do México


"A presidente Dilma Rousseff está no México fazendo aquele tipo de viagem que um mandatário faz a outro país quando sua situação interna está cambaleante, como é o caso dela, mas aí surge a pergunta da semana: a viagem da presidente pode trazer algum resultado prático para a economia brasileira?
Por incrível que pareça, nós brasileiros nem temos noção de quanto o México tem investido nos últimos anos no Brasil. Com 23 bilhões de dólares, os mexicanos são, nada mais nada menos, que o quarto maior investidor estrangeiro em nosso País, só atrás da União Europeia, Estados Unidos e Japão. Quando a gente compra uma geladeira Bosch ou General Electric ou um fogão Dako ou Continental, estamos comprando produtos da Mabe, uma empresa mexicana. Quando vamos ao cinema nem imaginamos que as salas Cinépolis são mexicanas. Ao falar ao celular, a Claro é mexicana. E até a Coca-Cola ou a Fanta que tomamos, hoje pertencem à Femsa, outra empresa mexicana. É que o México não faz estardalhaço, ao contrário dos chineses com suas marcas ting-ling. Por outro lado, neste momento, a China está desacelerando sua economia e ela era o maior importador do Brasil, mas o México está em franca expansão econômica na trilha dos Estados Unidos, que estão fazendo o caminho inverso do chinês: estão retomando o crescimento. O México é o maior aliado e o maior parceiro dos EUA na América Latina e, com isso, pode ser uma ponte para melhorar nossas relações econômicas com os americanos.
Resposta da pergunta da semana: Dilma acertou em cheio. O México é uma economia rica, não está em crise e tem livre acesso ao mercado americano, pois é parte do tratado NAFTA, junto com EUA e Canadá. Se houver competência, os resultados serão os melhores possíveis. Tony Pacheco para a CBN Salvador."



Um comentário:

  1. Está ganhando quanto do PT para esquecê-lo? Espero que esteja regiamente bem pago.

    ResponderExcluir