Filmes Comentários

quarta-feira, 13 de maio de 2015

PREMIER CHINÊS VIRÁ TRAZENDO BILHÕES EM INVESTIMENTOS


JORNAL COMENTADO 218
7:52 - 13.05.2015 - Quarta-feira

TONy pacheCO

Consertaram o Podcast. No link abaixo Vc pode ouvir:

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/tony-pacheco-fala-da-visita-do-ministro-chines-ao-brasil/?cHash=4256a6e67539ec006a26ab6807cbb979


"Premier chinês vem ao Brasil tratar de ferrovia ligando estado do Rio ao Peru"
(coluna "GiraMundo", da rádio CBN Salvador, em 12.5.2015)
 A Ferrovia Brasil-Peru irá do Norte do estado do Rio, passará por Minas, Brasília, Mato Grosso, Rondônia e a partir de Cruzeiro do Sul, no Acre, entra no território do Peru.
 A Nova Rota da Seda terá uma ferrovia que sairá de Xian, na China, passará pela região rebelde de Xinjiang (Sinkiang Uigur), Norte do Cazaquistão, Sul da Rússia, Bélarús, Polônia e terminará na Alemanha, chegando ao Mar do Norte (Oceano Atlântico)
O Lago de Nicarágua será parte do Canal da Nicarágua feito pelos chineses

Abaixo, a íntegra da coluna de terça-feira na rádio CBN, que deu um tilt no Podcast, mas pode ser lida aqui (em vez de ouvida):

"Na próxima segunda-feira, dia 18, chega ao Brasil o primeiro-ministro Li Keqiang, o segundo na linha de comando da China.
E a pergunta da semana é: o que está por trás da visita ao Brasil de um dos homens mais poderosos do mundo?
Enquanto a Rússia do Sr. Putin parte para a briga de comadres com os EUA, a China acelera sua determinação de ser o país mais relevante e rico do planeta com uma arma chamada ECONOMIA. Li Keqiang vem ao Brasil assinar acordo para a construção da ferrovia ligando o Oceano Atlântico, no litoral do estado do Rio, passando por Minas, Brasília, Rondônia e Acre, até o porto de Callao, no Peru, na costa do Oceano Pacífico. O investimento será de 35 bilhões de dólares, todo feito pela China. Com isso os produtos chineses chegarão mais rápido à África Ocidental e as matérias-primas brasileiras e africanas mais rápido à China. A ferrovia é parte do ataque duplo da China no quintal americano, pois já está começando a construção do Canal Interoceânico da Nicarágua, que será várias vezes maior que o acanhado Canal do Panamá. Construído com investimentos de 40 bilhões de dólares por uma empresa chinesa de Hong Kong, o canal nicaraguense será controlado pela China por meio século: esta é a contrapartida que a Nicarágua vai dar. E, no meio da Ásia, a China está fazendo uma nova ferrovia ligando suas províncias orientais às ocidentais vizinhas da Rússia e Cazaquistão, chegando até à Itália e outros países europeus em apenas 7 dias por trem. É a Rota da Seda do Século XXI, bem mais rápida que os navios que levam 40 dias.

Resposta da pergunta da semana: EUA e Rússia disputam quem manda no planeta, mas a China quer é o dinheiro de todo o planeta. O Sr. Li Keqiang não vem fazer propaganda do comunismo no Brasil, ele só quer que seu país seja o mais rico do mundo. E, pelo visto, está conseguindo. Tony Pacheco para a CBN Salvador."
Li Keqiang é primeiro-ministro da China, e o segundo na hierarquia do poder, depois do presidente Xi Jinping. Keqiang é o encarregado, no governo, dos assuntos econômico-financeiros

Um comentário: